Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/07/2019-16h16

Udesc e Fundação Cultural Badesc realizam curso de história da arte a partir de Aby Warburg aos sábados

Fachada da Fundação Cultural Badesc. Foto: Rubens Flores 
O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza em parceria com a Fundação Cultural Badesc o curso gratuito “Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg”. As aulas iniciam a partir deste sábado, dia 13 de julho, com a realização de mais cinco aulas ao longo do ano na Fundação Badesc, no centro de Florianópolis.

O primeiro encontro começa a partir das 15h, com duração até às 17h, e as vagas serão disponibilizadas por ordem de chegada. O curso será ministrado pela doutora em história Rosângela Cherem e pela historiadora Thays Tonin. O objetivo é estabelecer relações entre a história da arte e as exposições ocorridas na Fundação, a partir do pensamento do historiador de arte alemão Aby Warburg.  

Sobre o Curso

Com foco no pensamento do historiador de arte alemão Abraham Moritz Warburg (Aby), o curso vai considerar as questões relacionadas à impureza do tempo e sua relação com a obra de arte: fantasmagoria, transtemporalidade, intempestividade e senthome.

Abraham Moritz Warburg (13 de julho de 1866 a 26 de outubro de 1929), mais conhecido como Aby Warburg, foi um historiador de arte alemão, célebre pelas suas contribuições nos estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano. Suas obras completas remontam a vários volumes, mas seu projeto mais ambicioso, Atlas Mnemosine, se constitui em uma coleção de imagens com pouco ou nenhum texto.

Ao todo serão cinco aulas, além da primeira que acontece no dia 13 de julho.  As demais estão marcadas para os sábados dos dias 3 de agosto, 14 de setembro, 26 de outubro e 9 de novembro, das 15h às 17h. Os participantes interessados em realizar uma leitura prévia do material podem solicitar os textos complementares pelo e-mail fundacaoculturalbadesc@gmail.com. O projeto é aberto também para conexões com literatura, psicanálise, vídeo, fotografia e outras abordagens.

Currículo das ministrantes

Rosângela Cherem:  Doutora em História pela USP (1998) e doutora em Literatura pela UFSC (2006); professora de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais na Udesc Ceart; coordenadora do Grupo Imagem-acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões

Thays Tonin: é bacharel, licenciada e mestre em História pela UFSC (2014), tem doutorado pela Università degli Studi della Basilicata (Itália). É pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), intitulada Mediterranean Cultural Landscapes and Communities of Knowledge. Em 2016, estudou Latim em Fontes Renascentistas e fez parte da pesquisa de doutorado no The Warburg Institute, vinculado à Universidade de Londres.

Serviço:

O QUÊ: Curso Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg, ministrado por Rosângela Cherem.
QUANDO: 13/07, 03/08, 14/09, 26/10 e 09/11 (sábados), das 15h às 17h.
ONDE: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC.
QUANTO: Entrada gratuita, por ordem de chegada.
+ INFORMAÇÕES: Ligue (48) 3224-8846 ou entre em contato pelo e-mail fundacaoculturalbadesc@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

*Notícia atualizada em 11/07/2019, às 14h02
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Fundação Cultural Badesc - Foto: Rubens Flores
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h