Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/08/2018-16h47

Udesc em Números publica indicadores de qualidade do ensino da universidade

Coordenadoria de Avaliação Institucional publicou indicadores da avaliação externa - Foto: Jonas Pôrto
A Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou na plataforma Udesc em Números os principais indicadores da avaliação externa da instituição. Acesse todos os números da avaliação.

Estão disponíveis informações sobre quatro conjuntos de indicadores de qualidade, baseados em conceitos emitidos por órgãos reguladores externos vinculados ao Ministério da Educação (MEC).

A lista é composta pelos seguintes indicadores:


Critérios de qualidade

Os dados estão organizados de acordo com os indicadores de qualidade estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, que define os critérios de qualidade das instituições de ensino superior e dos cursos de graduação. Já os cursos de pós-graduação são avaliados pela Capes, também ligada ao MEC.

A coordenadora da Avaliação Institucional da Udesc, Gesilani Júlia da Silva Honório, ressalta que os dados trazem uma visão geral da qualidade do ensino na universidade.

"Além de atender ao princípio da transparência, o objetivo de publicizar essas informações é contribuir para a eficiência da gestão universitária, uma vez que a plataforma Udesc em Números é um banco de dados dinâmico."

Dados públicos

Os dados da avaliação institucional disponíveis na plataforma são oriundos de fontes de informação públicas e oficiais, como Portal do Inepe-MECPlataforma Sucupira Conselho Estadual de Educação (CEE-SC).

Gesilani destaca que todas as informações também podem ser acessadas nas fontes, a qualquer tempo, por qualquer cidadão interessado. "Os dados são públicos. A Coai apenas compilou e organizou as informações um único lugar, de forma a facilitar o acesso e a compreensão pelas comunidades acadêmica e externa", afirma.

Autoavaliação

A coordenadora destaca que, além das avaliações de agentes externos, que validam a qualidade do ensino da Udesc e servem para fins regulatórios, a avaliação institucional contempla dados internos, que têm origem nas avaliações feitas por estudantes, professores, técnicos e gestores – esses processos buscam provocar reflexão sobre as ações , visando a melhoria da sua qualidade.

"Os dados das avaliações internas foram compilados e serão publicados posteriormente, em uma seção específica, com a avaliação semestral dos cursos e a avaliação trienal da universidade", informa Gesilani.

Qualidade no ensino superior

Para a coordenadora, os dados da avaliação da Udesc demonstram a qualidade dos cursos e a construção coerente de conhecimento dos estudantes na universidade. "O alinhamento às metas estabelecidas tanto pelo MEC quanto pelo CEE trazem um diferencial à Udesc, enquanto instituição pública, na busca pela qualidade."

Com informações estratégicas de gestão, ensino, pesquisa e extensão, a plataforma Udesc em Números é uma ação que integra o projeto Gestão à Vista, que tem por objetivo construir, em conjunto com a comunidade acadêmica, indicadores que ampliem a transparência e a prestação responsável de contas da universidade, observando os princípios de governança pública.

A divulgação dos resultados da avaliação também faz parte do projeto Udesc no Topo, que visa redimensionar os objetivos da avaliação institucional. Ambos os projetos fazem parte do Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Coai pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente sua conta de e-mail da Udesc, o Office 365 e o Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Coordenadoria de Avaliação Institucional publicou principais indicadores da avaliação externa
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h