Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/01/2022-16h17

Udesc está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado em História

O Programa de Pós-graduação em História (PPGH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas para a seleção das turmas 2022 dos cursos de mestrado e doutorado em História.

As inscrições estão abertas até 1º de abril de 2022. O programa foi avaliado com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os cursos têm como área de concentração a História do Tempo Presente, e estruturam-se em três linhas de pesquisa: Culturas políticas e sociabilidades; Linguagens e identificações; e Políticas de memória e narrativas históricas.

Para o curso de mestrado em História poderão ser preenchidas até 20 vagas, e para o doutorado serão oferecidas até 15 vagas. O número de vagas efetivamente preenchidas é condicionado à disponibilidade de orientação do corpo docente.

O PPGH destina parte das vagas nos cursos de mestrado e doutorado para ações afirmativas. Poderão concorrer para as vagas de ações afirmativas candidatos e candidatas que se enquadrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica; pertençam ao grupo etnicorracial negro (pretos e pardos); pertençam aos povos indígenas residentes no território nacional e nos transfronteiriços; pertençam às comunidades quilombolas; pertençam ao grupo trans (travestis e transexuais); com deficiência (PcD); solicitantes de refúgio e/ou visto humanitário, refugiados ou imigrantes com visto humanitário.

As inscrições consistem em duas etapas: preenchimento do formulário de inscrição disponível na página do PPGH e envio da documentação solicitada no edital.

O processo seletivo será composto por três fases. A primeira fase consiste na avaliação do projeto de pesquisa; a segunda fase é composta por uma prova oral; e a terceira fase será uma entrevista para defesa do projeto de pesquisa.

Os cursos de mestrado e doutorado em História na Udesc são integralmente gratuitos e não há qualquer cobrança de taxas. Mais informações e o edital completo podem ser acessados na página do PPGH.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h