Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/06/2018-18h33

Udesc está com vagas abertas para projeto de música latino-americana

O Artisticidade e Latinoamericanidades, programa de extensão do Centro de Artes (Ceart) e do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com vagas abertas para o Cantemos, projeto de práticas musicais que acontece todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h na Casa da América Latina, parceira do projeto. O objetivo é criar um centro aglutinador de identidades latino-americanas, fortalecendo a cultura através de projetos musicais e grupos de estudos que discutam as singularidades dos povos do continente.

O Cantemos é gratuito, aberto à comunidade e iniciou as atividades em maio deste ano. As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Casa da América Latina, situada no centro de Florianópolis, durante as oficinas.

A importância política do Cantemos, segundo Vânia Muller, uma das organizadoras do projeto em conjunto com a professora Carmen Tornquist, é ainda maior na conjuntura atual do continente latinoamericano. A professora do Departamento de Música da Udesc compreende o espaço, aberto em parceria com a Casa da América Latina, como uma oportunidade para debater a questão do pós-colonialismo em nosso continente.

“Para discutirmos a colonização, ou a de-colonização, é preciso olhar para o começo, para quem foi colonizado”, explica a professora. É com esse intuito que o Cantemos está sendo divulgado especialmente entre a comunidade de migrantes de Florianópolis, e procurará englobar não só repertórios em línguas trazidas ao continente durante o processo de colonização, como o português e espanhol, mas também os idiomas dos povos originários, como o guarani.

É pensando também na pluralidade cultural dos conteúdos trabalhados que o projeto conta com a supervisão da professora e regente Dayana Nuñez. Graduada em música pela Udesc, Dayana é filha de mãe paraguaia, e dedicou sua pesquisa vocal à interpretação de canções latino-americanas em guarani e espanhol. Além do Cantemos, a intérprete também dirige outros grupos vocais em Florianópolis, como o Kantá e o Gosto de Cantar.

A professora Vânia enfatiza ainda o caráter de continuidade proposta pela iniciativa. A ideia é associar o projeto musical a outras atividades dentro da Casa da América Latina, como projetos de exibição de filmes e o grupo de estudos “Pensando em Movimento”, que propõe atividades de saída de campo em outros espaços da cidade. As ações serão desenvolvidas prioritariamente no período da noite, para permitir que quem trabalha durante o dia possa comparecer.

Mais informações através do e-mail latinartesc@gmail.com.


Serviço:

O QUÊ: Projeto Cantemos.
QUANDO: Todas as segundas-feiras, das 19h30 às 21h
ONDE: Casa da América Latina, anexa ao Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), Rua Visconde de Ouro Preto, 457 - Centro, Florianópolis - SC, 88020-040

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h