Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/05/2019-19h50

Udesc está entre 50 instituições que mais produziram ciência no Brasil nos últimos cinco anos

Universidade estadual conta com quase 180 grupos de pesquisa em todo o território catarinense - Foto: Div.
Há mais de 50 anos contribuindo para o desenvolvimento catarinense, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) também se destaca no cenário brasileiro em diversas áreas, como na produção científica.

Conforme ranking elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados coletados pela base Web of Science e compilados pela Clarivate Analytics, a Udesc está entre as 50 instituições que mais produziram ciência no País entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de outubro de 2018. Confira o ranking.

Nessa lista, há 44 universidades (36 federais, sete estaduais e uma particular), cinco institutos de pesquisa ligados ao governo federal (Embrapa, Fiocruz, CBPF, Inpa e Inpe), também mantidos com recursos públicos, e um instituto federal de ensino técnico. 

A Udesc ocupa a 48ª posição no ranking, com quase 1,5 mil trabalhos científicos nos últimos cinco anos, e é uma das duas representantes catarinenses entre as 50 instituições mais produtivas, ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Apoio permanente à pesquisa

Em 2018, quase 180 grupos da Udesc realizaram mais de mil pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Foi um desses grupos, por exemplo, que deu origem à processadora modular de fibra de bananeira, o primeiro equipamento do tipo no mundo, patenteado pela Udesc.

Outro grupo criou um aplicativo de celular que possibilita aos cidadãos registrarem problemas da cidade em mobilidade, segurança, acessibilidade, meio ambiente, entre outros, para melhorar a gestão pública.

A Udesc incentiva a realização de pesquisas por meio de inúmeros editais:


Além disso, a universidade tem pesquisas financiadas com recursos de órgãos como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc (PROPPG), pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8170.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h