Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/03/2022-15h23

Udesc estabelece protocolo para notificação e testagem de Covid-19 na universidade

Testagem poderá ser feita pela própria universidade estadual - Foto: Victor Lacombe/Secom Udesc/Arquivo
A Pró-Reitoria de Administração (Proad), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou a Instrução Normativa nº 002/2022, que estabelece protocolo para notificação e realização de testagem para Covid-19 para técnicos, professores, estudantes e terceirizados da instituição. Acesse a IN.

Conforme a norma, membros da comunidade universitária que tiverem contato com casos suspeitos, apresentarem sintomas ou testarem positivo para Covid-19 deverão comunicar aos responsáveis, com base no seu vínculo institucional (veja abaixo), e preencher o formulário.

Como notificar

  • Professores e técnicos deverão comunicar à chefia imediata, o setor de Recursos Humanos (RH) do centro de ensino ou Reitoria e à Comissão Setorial de Monitoramento;
  • Estudantes deverão comunicar primeiramente à secretaria acadêmica (graduação ou pós-graduação) e à Comissão Setorial de Monitoramento;
  • Funcionários terceirizados deverão comunicar à chefia imediata da empresa.

Testagem

A IN também determina que todos com quadro suspeito deverão se afastar das atividades presenciais e se submeter a testagem, conforme cada caso (sintomático ou assintomático), respeitando a janela de transmissão correta para evitar resultados falsos negativos.

O teste de Covid-19 para servidores, acadêmicos e terceirizados da Udesc poderá ser feito pela rede pública de saúde ou pela própria universidade, por meio do Laboratório de Análises Biomoleculares e Genéticas (Anbiogen) do Centro de Agroveterinárias (CAV), em Lages.

O Anbiogen é habilitado para realizar testes por meio da coleta de amostra de saliva (RT-PCR Salivar) e por amostra nasofaríngea por zaragatoa.

Coleta

Nos dois casos, tanto a coleta quanto a logística de envio de amostras é de responsabilidade dos centros e da Reitoria, e será feita por profissionais de saúde capacitados,  seguindo os protocolos de segurança, higiene e armazenamento.

A IN define ainda os prazos para retorno às atividades presenciais em casos de afastamento por suspeita ou confirmação de Covid-19.

Com o retorno às atividades presenciais, a universidade reforça a orientação para que a comunidade acadêmica observe as medidas de segurança e higiene do Guia de Instrução de Controle e Prevenção da Covid-19 na Udesc e no Plano de Contingência para Retorno Presencial das Atividades (Plancon) de cada centro.

Dentre os cuidados que devem ser atendidos de forma integrada para o retorno seguro do convívio social, estão:

  • Evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social;
  • Manter a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar;
  • Manter a higienização das mãos com álcool 70%;
  • Usar máscaras de proteção durante a permanência na Udesc, substituindo-a a cada 2 horas ou conforme necessidade;
  • Limpar e desinfetar mesas, teclados, mouses e objetos em geral após o uso;
  • Estar atento à manifestação de sintomas e respeitar o fluxo de comunicação de casos suspeitos disponível no site.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Testagem poderá ser feita pela própria universidade
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h