Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/04/2024-13h53

Udesc Faed e UFSC promovem seminário sobre os 60 anos do golpe de 1964

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e o Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoverão em 15 e 16 de abril um seminário para marcar os 60 anos do golpe de 1964.

O evento, intitulado “60 anos de 1964: nem esquecimento, nem anistia”, contará com duas conferências, quatro mesas-redondas e uma visita guiada pelo centro de Florianópolis pelos locais de memória da história da ditadura na cidade.

A programação iniciará na segunda-feira, 15, será realizada no auditório Tito Sena, da Udesc Faed, e contará com com duas mesas redondas sobre “ Ditadura, repressão e usos do passado” e “ O gênero do golpe e da resistência”. A conferência de abertura “A Justiça Militar e o golpe de 1964”, será proferida pela professora Ângela Moreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para terça-feira, 16, está previsto o roteiro histórico "Florianópolis nos anos da ditadura" , com encontro junto à Figueira da Praça XV, no centro de Florianópolis. À tarde a programação será realizada no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, onde serão realizadas as mesas redondas “ Militância, mobilização social e autocracia burguesa durante a ditadura militar”, e “Autonomia militar no Brasil contemporâneo: militarismos e militarização”.

A conferência de encerramento, intitulada “ Sobre pacificação, conciliação e anistia: nós temos muito passado para ruminar”, será ministrada pela professora Adriana Barreto, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O seminário será gratuito e aberto ao público. Serão emitidos certificados de participação para ouvintes. Mais informações pelo e-mail mariana.joffily@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h