Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/04/2024-19h23

Udesc implementa diploma digital pelo sistema acadêmico para cursos de graduação

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) passou a adotar, neste semestre, o diploma digital para os cursos de graduação, disponibilizado diretamente no Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) utilizado pela universidade. A medida trará mais agilidade para a comunidade acadêmica, segurança contra fraudes e redução de custos para a universidade.

A emissão do diploma digital visa atender às exigências do Ministério da Educação (MEC) - que torna obrigatória a expedição do diploma digital pelas Instituições de Ensino Superior (IES) - e do Conselho Estadual de Educação (CEE/SC), além de ser uma demanda das secretarias de ensino de graduação e de pós-graduação dos centros da universidade.

“Este é mais um importante avanço para desburocratizar e agilizar o processo de registro dos diplomas, com mais segurança para a instituição e facilidade de acesso por parte dos egressos ao seu documento a qualquer tempo. Ficamos muito felizes em viabilizar esta inovação para a nossa universidade”, afirma a pró-reitora de Ensino, Gabriela Mager.

Um Grupo de Trabalho (GT) instituído em 2021 estuda desde então sobre a implementação dessa alternativa de diplomação na universidade, a partir de solicitação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). O layout foi estudado e elaborado pelo Laboratório de Design (LabDesign) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da universidade, sob orientação da professora Priscyla Falkenburger Melleu.

Em dezembro de 2023 foram emitidos os dois primeiros diplomas digitais para acadêmicas do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) que realizaram colação de grau em gabinete. Para as turmas que colaram grau a partir de fevereiro deste ano, também passa a valer a nova medida.

O procedimento de emissão continua o mesmo: as secretarias de ensino de Graduação geram o pedido em um prazo de até 60 dias após a colação, e a Proen tem mais 60 dias de prazo para emissão do documento. A Coordenação de Registro de Diplomas e Certificados ressalta que o novo procedimento trará mais agilidade na emissão, além de redução de trabalho com os pedidos de checagem de diplomas e maior segurança com a possibilidade de verificação pelos interessados diretamente no portal do MEC.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h