Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/12/2018-16h33

Udesc investe na eficiência energética da sede do Campus I com recursos da Celesc

Biblioteca Central, que funciona no Bairro Itacorubi, na Capital, agora tem lâmpadas LED - Foto: Secom Udesc
Até 2019, será concluída a implantação de uma série de melhorias de eficiência energética na sede do Campus I da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

As mudanças foram viabilizadas com recursos financeiros de R$ 940 mil do Programa de Eficiência Energética das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e estão sendo executadas pela empresa Quantum Engenharia, com a qual a Udesc firmou contrato em setembro.

A primeira medida, que será concluída até fevereiro do ano que vem, é a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED em toda a sede do campus.

Segundo o coordenador da Engenharia, Projetos e Obras da Udesc, Raimundo Nonato, serão contempladas todas as instalações que não contavam com esse tipo de iluminação quando foi feito o diagnóstico que serviu de base para o projeto da universidade.

Mais de seis mil lâmpadas LED

Ao todo, o projeto prevê a troca de 6,3 mil lâmpadas, sendo 6,1 mil fornecidas pelo convênio com a Celesc e as outras 200 adquiridas pela universidade, como contrapartida no projeto. A medida deve resultar em uma economia de até 50% dos valores dedicados ao custeio da iluminação nesses ambientes. 

Receberão lâmpadas LED os prédios da Reitoria e do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), do Centro de Artes (Ceart) e do Centro de Educação a Distância (Cead). Em outros setores, como a Biblioteca Central (BC), a troca já foi concluída.

Também localizado na sede do campus, o atual prédio do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), inaugurado em 2015, já contava com iluminação desse tipo à época do diagnóstico.

Placas solares

A segunda medida prevista no projeto é a instalação de placas solares para a geração de energia, no teto do prédio da Reitoria e da Udesc Esag.

Segundo Nonato, a etapa atual dessa medida inclui a comprovação do diagnóstico energético apresentado pela universidade à Celesc e a aquisição de equipamentos necessários – como placas, inversores e componentes – pela empresa responsável.

A expectativa é de que o gerador fotovoltaico, de 50,4 kWp, seja instalado no início do ano que vem, com capacidade para produzir cerca de 75,8 Megawatt-hora por ano.

Economia

"Por mês, serão economizados cerca de 42 Megawatt-hora com a nova iluminação e 5 Megawatt-hora com a geração de energia solar por meio das placas", destaca Nonato. Por ano, o projeto prevê, após finalizado, redução de mais de 30% no consumo de energia na sede do Campus I e economia de até 567 Megawatt-hora.

Os projetos de eficiência energética selecionados pela Celesc buscam promover o uso eficiente e racional de energia elétrica por meio da troca ou do melhoramento do desempenho de equipamentos e sistemas.

Na Udesc, as ações fazem parte do Projeto Carbono Zero, previsto no Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes. 

Mais informações

Mais informações pode ser obtidas com a Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras (Cepo), vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), pelo telefone (48) 3664-8034.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Biblioteca Universitária já teve toda iluminação substituída por lâmpadas LED
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h