Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/02/2023-15h59

Udesc Lages completará 50 anos nesta segunda e marcará data com solenidade

Referência no ensino superior, CAV formou quase seis mil profissionais em 50 anos - Foto: Fabrício Camargo 
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, completará 50 anos de existência na próxima segunda-feira, 6. Para marca o início da programação do cinquentenário, a instituição realizará uma solenidade, às 15h. 

O evento reunirá a comunidade acadêmica, ex-alunos, autoridades, imprensa, convidados e comunidade em geral. A cerimônia acontecerá no anfiteatro do prédio da Agronomia, que foi totalmente reformado e será reinaugurado com o nome de Anfiteatro Prof. Flávio Krebs Ramos. Falecido em 2019, Ramos foi um dos idealizadores do curso de Agronomia.

A solenidade de aniversário será marcada por um resgate histórico da instituição, feito por ex-diretores e ex-professores. A Direção também apresentará a marca comemorativa dos 50 anos e o calendário de eventos, que se estenderá ao longo de 2023. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da Udesc Lages no YouTube.

O encerramento será marcado pelo corte do bolo, que terá cerca de dois metros de comprimento. "Este é o evento que iniciará os festejos dos 50 anos", comenta o diretor-geral, André Thaler Neto.

Data oficial foi instituída em 2021

O dia 6 de fevereiro de 1973 foi instituído como data oficial da fundação do Centro de Ciências Agroveterinárias, por meio da Resolução Nº 06/2021 do Conselho de Centro (Concecav). Esta é a data em que foi publicado o Decreto Federal Nº 71.811, autorizando a criação da Faculdade de Medicina Veterinária.

Tendo como primeiro diretor o Professor Paulo Londero Sperb e sendo denominada Escola Superior de Medicina Veterinária (Esmeve), em 10 de abril de 1973, iniciaram as aulas de Medicina Veterinária. Em 17 de abril de 1980, a Esmeve foi transformada em Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

Em 29 de setembro de 1979, o Decreto Lei nº 84.034 autorizou o funcionamento do curso de Agronomia, que iniciou as atividades em março de 1980. Em 2004 foi criado o curso de Engenharia Florestal, cujas aulas iniciaram em agosto do mesmo ano. Em 13 de setembro de 2007, foi criado o Curso de Engenharia Ambiental que, após reforma curricular, passou a ser denominado Engenharia Ambiental e Sanitária, implantado em 2016.

Décadas de formação de profissionais e pesquisadores

Ao longo das últimas cinco décadas, a instituição formou mais de 5,9 mil profissionais nos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Florestal  e Engenharia Ambiental e Sanitária. Atualmente, o centro conta mais de mil alunos de graduação.

Na pós-graduação, a Udesc Lages bateu a marca das 1,5 mil dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas. Hoje, são cerca de 400 estudantes matriculados nos sete programas de pós: Bioquímica e Biologia Molecular; Ciência Animal; Ciência do Solo; Ciências Ambientais; Engenharia Florestal; Produção Vegetal; e Residência em Medicina Veterinária.

Em 2022, os conselhos da universidade aprovaram a criação de dois novos doutorados: Ciências Ambientais e Engenharia Florestal. Em janeiro de 2023, a Udesc homologou e encaminhou as propostas dos novos cursos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

Referência em educação superior

Reconhecido pelo ensino público e de qualidade, o Centro de Ciências Agroveterinárias é, também, referência nacional e internacional em pesquisas científicas e em ações de extensão junto da comunidade, acumulando prêmios e homenagens. A instituição conta, hoje, com mais de 150 professores, 77 técnicos universitários e 64 colaboradores terceirizados.

"É com muito orgulho que a gente participa desse momento tão importante do CAV", diz o diretor-geral. "A instituição completa um ciclo de maturidade, que se expressa pelos anos decorridos, pelo impacto que tem na sociedade e pela sua importância na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de tecnologias, procurando auxiliar na solução de problemas", completa Thaler.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h