Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/03/2023-14h52

Udesc lança editais internos para concessão de quase 540 bolsas de iniciação científica

Valores das bolsas para graduandos foram reajustados neste ano - Foto: Jonas Pôrto/Udesc/Arquivo
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou editais internos para seleção e classificação de projetos de pesquisa e distribuição de bolsas em três programas: Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIC&DTI); de Iniciação à Pesquisa (Pipes); e de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM).

Os editais são coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e contemplam, ao todo, 536 bolsas. Acesse os editais.

As propostas deverão ser submetidas pelos coordenadores dos projetos de pesquisa, exclusivamente pela Plataforma PROPPG, até 3 de maio.

Após a submissão, seguindo os critérios estabelecidos nos editais, as propostas seguirão para avaliação de consultores ad hoc e homologação pela Direção de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) do centro de lotação do proponente.

A PROPPG ressalta que cada centro é responsável pelo calendário interno para tramitação dos projetos de pesquisa, de forma que estejam em conformidade com os critérios de seleção e o cronograma.

Após a etapa de distribuição de cotas de bolsas, os alunos de graduação serão selecionados e indicados pelos professores orientadores e coordenadores dos projetos de pesquisa contemplados.

Todas as bolsas terão vigência de 12 meses, a contar de 1º de setembro de 2023. Os valores mensais das modalidades Pibic, Pibic-AF, Pibiti, Probic, Probic-AF, Probiti e Proip são de R$ 700; já na modalidade Pibic-EM é de R$ 300 (saiba mais sobre os tipos de programas e bolsas na parte final do texto).

Escore de produtividade

A PROPPG destaca que, neste ano, os docentes que participarão dos editais de iniciação científica e do Programa de Auxílio à Participação em Evento (Proeven) devem atualizar o currículo lattes e fazer a importação dos dados para o Sistema de Atualização da Produção Institucional (Sapi) dentro do prazo estabelecido em cada chamada.

Conforme a pró-reitoria, esse passo é fundamental, pois será responsável por gerar a base de dados de produções dos professores, que receberão suas pontuações conforme a tabela do escore de produtividade docente.

As produções com suas respectivas pontuações e detalhamentos serão posteriormente disponibilizadas no formato Power BI, para coleta das pontuações pelas DPPGs dos centros e para consulta pelos docentes, para, caso necessário, pedido de reconsideração. A consulta poderá ser feita no site da PROPPG

A PROPPG esclarece que o procedimento é necessário porque o Sapi não permite a atualização do Qualis para o Quadriênio 2017-2020 (novo Qualis), de forma que, para adoção da nova estratificação, será necessária a pontuação externa, que será executada pela pró-reitoria por meio de um sistema gerenciado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). 

Sobre os programas

O PIC&DTI é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. As bolsas distribuídas no edital compreendem aquelas que são financiadas pelo CNPq, nas modalidades Pibic, Pibic-AF e Pibiti, e pela Udesc, nas modalidades Probic, Probic-AF e Probiti.

Já o Pipes busca desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de acadêmicos de cursos de graduação que ainda não têm pós-graduação stricto sensu. Conforme o edital, serão distribuídas bolsas da modalidade Proip, financiadas pela Udesc.

O Pibic-EM visa fortalecer o processo de disseminação das informações e dos conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, além de desenvolver atitudes, habilidades e valores dessa área com estudantes das escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas ou escolas privadas de aplicação. Nesse edital, serão distribuídas bolsas do CNPq para alunos do ensino médio.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com as direções de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Valores das bolsas foram reajustados neste ano
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h