Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/10/2018-18h25

Udesc lança Livro de Ensino de Graduação com relatos de boas práticas na instituição

Livro reúne resumos de docentes e discentes da universidade sobre temas diversos - Imagem: Reprod.
Nesta terça-feira, 30, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou o primeiro volume do Livro de Ensino de Graduação, com 21 relatos de boas práticas de professores da instituição. Acesse a versão digital.

A publicação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com apoio da Editora Udesc e da Secretaria de Comunicação (Secom).

Com 50 páginas, o livro traz resumos de professores e estudantes sobre temas como inclusão pedagógica, inovação tecnológica, avaliação de disciplinas, formação docente, estágio curricular supervisionado, inteligência computacional, práticas de ensino e egressos.

Alguns relatos têm relação direta com iniciativas da Proen, como os programas Núcleo Docente Estruturante (NDE), de Monitoria e de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg).

Trabalho contínuo e coletivo 

Para a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, a obra concretiza um trabalho contínuo e coletivo, realizado por meio da parceria com o Colegiado de Diretores de Ensino de Graduação da Udesc.

"Atenta aos desafios do ensino superior e à importância da valorização do ensino de graduação, a Udesc vem implementando programas, projetos e editais institucionais com a finalidade de fomentar e oportunizar a execução de práticas exitosas incorporadas no cotidiano dos docentes e discentes", afirma a professora.

Segundo a pró-reitora, a coleção terá periodicidade anual e o volume inaugural conta com uma tiragem impressa de 300 exemplares, que será distribuída aos centros. 

Política de Formação Continuada 

O lançamento do livro ocorreu durante o encontro de formação continuada, o quarto e último deste ano, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.  O reitor, Marcus Tomasi, prestigiou a abertura do evento.   
 
O encontro também contou com a apresentação da proposta sobre a Política de Formação Continuada da Udesc, elaborada conjuntamente, a partir das proposições dos centros de ensino, e discutida coletivamente com os diretores de Ensino de Graduação.

Durante o evento, a proposta recebeu a apreciação dos professores Wanda Pacheco, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e Sérgio Antonio da Silva Leite, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que atuaram como convidados no encontro.

O texto será encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que deve abordar o assunto na sua primeira reunião no ano que vem.

Com atividades pela manhã e à tarde, a programação do encontro desta terça incluiu ainda um debate sobre identidade docente, com os professores Sérgio Leite e Wanda Pacheco.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Livro reúne resumos de docentes e discentes da universidade sobre temas diversos
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h