Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/03/2019-18h06

Udesc lança nova edição de revista sobre teatro de animação

A revista de estudos sobre teatro de formas animadas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Móin Móin, é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes (Ceart). A revista, que discute e publica artigos desde 2005, publica desta vez em sua 19ª edição o tema: Voz e fala no Teatro de Animação. A publicação já está disponível online para leitura e download.

Integrando a ação do Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense, a revista firma um compromisso com a criação de temas de pesquisa e promove novas ideias para o futuro da pesquisa em Teatro. Para a edição deste semestre, os professores Paulo Balardim e Fabiana Lazzari apresentam o tema e contam com a participação de professores e pesquisadores.

Em seu editorial discutem que a percepção da animação teatral, a qualidade da voz e da fala cumprem importante papel e, junto ao movimento e à forma, compõem o tripé elementar para acionar a imaginação da autonomia do objeto. Apontam questões como: qual a voz dos objetos animados? Como preparar a voz do ator/atriz? Como conceber a voz e a fala do personagem animado? Como dar voz à matéria? Quais os atuais recursos tecnológicos e seus usos para amplificar, distorcer e multiplicar a voz do ator/atriz? Entre outras questões pertinentes.

Neste ano de 2019 ainda será publicado o número 20 da revista Móin Móin, sobre o tema O Teatro de Animação na sala de aula. Segundo apresentação, as características lúdicas do tema trazem a possibilidade de expandir a experiência conectando campos de conhecimento.

Nesta edição serão debatidos temas como: quais são as práticas corriqueiras com Teatro de Animação (máscaras, bonecos, objetos e sombras) na Escola de Educação Básica, e quais características e resultados podemos observar dessas práticas? Entre outras ideias e problematizações.

Este ano o tema apresentado pela revista Móin Móin se relaciona com o Encontro Internacional sobre formação no Teatro de Animação que será realizado na Udesc em maio. O evento está com inscrições abertas até dia 15 de março através do site do evento. O tema do Pro-Vocação deste ano é “Encenação e diversidade de processos de criação teatral no Teatro de Animação contemporâneo”, e a participação é gratuita, tanto para aulas e conferências quanto para as apresentações que serão realizadas durante o Encontro.

Acesse aqui a revista Móin Móin.

Inscreva-se aqui para o Pro-Vocação.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h