Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/11/2020-13h39

Udesc Oeste e parceiros farão evento sobre projeto voltado ao sistema prisional

Atenção psicossocial será tema de curso - Foto: Divulg.
Na próxima quinta-feira, 26, às 17h, ocorrerá uma apresentação online sobre o Projeto Ressignifica Maria, iniciativa voltada à atenção psicossocial no sistema prisional que conta com a parceria do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O projeto também é promovido pela Coordenação de Projetos Especiais (CPE), da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), pelo Tribunal de Justiça de SC (TJ-SC) e pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

A ação contempla o desenvolvimento, ao longo de 2021, de um curso com práticas de atenção psicossocial no sistema prisional, com foco na violência de gênero.  

A apresentação do dia 26 visa "ressaltar a importância do diálogo sobre gênero e violências e mobilizar a criação de estratégias de atenção psicossocial em grupos para promover saúde e qualidade de vida do público-alvo, visando a prevenção das violências de gênero e de seus impactos, a longo prazo".

Equipe

Com atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, o projeto é organizado pelos professores Denise Antunes de Azambuja Zocche, coordenadora do Mestrado Profissional em Enfermagem da Udesc Oeste, e Murilo Cavagnoli, psicólogo social da Unochapecó. A coordenação é da enfermeira Juliana Coelho de Campos, que também é coordenadora de Projetos Especiais da SAP.

Integram a equipe do Ressignifica Maria as acadêmicas Juliana Hirt Batista, que estuda Enfermagem na Udesc Oeste, e Eduarda Rebelato de Almeida, graduanda em Psicologia da Unochapecó. Ambas são estagiárias da Coordenação de Projetos Especiais da SAP.

A iniciativa também terá convidados, além de contar com pesquisadores e professores especialistas na abordagem das violências, das questões de gênero e da atenção psicossocial no sistema prisional.

Na Udesc Oeste, o projeto é vinculado ao programa de extensão "Fortalecendo o Uso de Tecnologias Educativas e Assistências nas Práticas Profissionais na Atenção Primária em Saúde". Na Unochapecó, a ação agrega atividades de ensino do curso de graduação em Psicologia.  

Após a apresentação do projeto que abordará seus objetivos, público-alvo e operacionalização, o encontro de quinta-feira terá uma exposição da desembargadora Salete Sommariva, do TJ-SC, sobre a importância da iniciativa pela ótica do tribunal.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetosespeciais@sap.sc.gov.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso sobre práticas de atenção psicossocial será realizado em 2021
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h