Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2017-16h46

Udesc oferece oficina sobre musicalidades afro-brasileiras

Além de professor, Paulo Dias é pianista, organista, percussionista e etnomusicólogo. Foto: Divulgação
Ocorre nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a oficina “Musicalidades afro-brasileiras”, ministrada pelo professor e percussionista Paulo Dias. As inscrições para o evento, gratuito e aberto para o público, serão realizadas no local.

O encontro será ministrado em três momentos: Na terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de dezembro, das 19h às 22h, no Espaço Cênico 2 e na quinta-feira, dia 7, das 17h às 21h, na Sala Teatro da Udesc Ceart.

A oficina é oferecida pelo programa de extensão "Flauta Doce: performance e formação", coordenado pela professora Valéria Bittar, Grupo de Pesquisa "musicAR: Artisticidade. Cultura. Educação Musical", coordenado pela professora Vânia Müller, e Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Sociedade (MusiCS), todos da Udesc Ceart.

Sobre o músico

Paulo Dias é pianista, organista, percussionista e etnomusicólogo. Estudou piano com Alfredo Cerquinho e, na França, com Anna Stella Schic, Pierre Sancan e Marie-Madeleine Petit. É bacharel em piano pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com Fernando Lopes, tendo seguido também os cursos de cravo de Helena Jank. Também é pianista e professor de matérias teóricas no Coral da Universidade de São Paulo (USP).

Desde 1988 realiza levantamento das tradições musicais populares brasileiras, e em especial das afro-brasileiras da Região Sudeste, tendo fundando o Grupo de Danças Populares Cachuera!, dedicado ao repertório afro-brasileiro da região, e a Associação Cultural Cachuera! - que tem como objetivo a pesquisa, o registro e a divulgação da cultura popular brasileira. O resultado de seu trabalho tem sido divulgado em oficinas, publicações, rádio, TV, discos e exposições.

Como percussionista de música popular, realizou shows e gravações com artistas como Eliete Negreiros, José Miguel Wisnik, Osvaldinho da Cuíca, Grupo Beijo, Virgínia Rosa, Paulo Tatit e Sandra Peres, Mônica Salmaso, Ivaldo Bertazzo.

Serviço:

O QUÊ: Oficina sobre musicalidades afro-brasileiras.
QUANDO: 5 e 6, das 19h às 22h, e 7 de dezembro, das 17h às 21h.
ONDE: 5 e 6 de dezembro, no Espaço Cênico 2; 7 de dezembro, na Sala Teatro da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h