Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/08/2019-16h52

Udesc oferece oficina sobre práticas artísticas do perspectivismo do etnógrafo Viveiros de Castro

 
A oficina “Encontros com Jaguar: práticas artísticas desde o perspectivismo de Viveiros de Castro” acontecerá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Com duração de 10 horas, o evento envolve dança, alteridade, criação, antropologia e pesquisa. Para participar não é necessário realizar inscrição.

Propondo uma experiência que desafia as ordens naturalizadas e naturalizantes, especialmente aquelas que se fundamentam em categorias binárias, a oficina aborda as pesquisas e as práticas artísticas desde as concepções do perspectivismo ameríndio desenvolvida pelo etnógrafo Eduardo Viveiros de Castro.

Esta oficina é uma proposta de interferência com objetivo de repensar o lugar do artista, desestabilizar a ideia de objetos e ativar a produção artística a partir de um modo mais simétrico de criação. Além disso, compreender a prática artística como modo de conhecimento, uma das possibilidades de não sobrepor um aparato analítico, crítico ou criativo ao que queremos conhecer, experimentar ou testar para produzir interferência.

As ministrantes do evento serão Paloma Bianchi, artista de dança e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) na Udesc, e Diana Delgado-Ureña, curadora e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Zaragoza (Espanha). 

Serviço:


O QUE: Oficina “Encontros com Jaguar: Práticas artísticas desde o perspectivismo de Viveiros de Castro”.
QUANDO: 31 de agosto (das 10h às 17h) e 1º de setembro (das 14h às 18h).
ONDE: Sala de dança 1, Departamento de Artes Cênicas (DAC) - Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h