Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/04/2019-18h37

Udesc oferece recital e palestra sobre shakukhachi na música nova

Círculo Artístico Teodora. Foto: Cristiano Prim.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove na próxima terça, 30, o recital e palestra “Shakukhachi na Música Nova”. O evento será ministrado pelo professor Luigi Antonio Irlandini, do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart), para tratar sobre música contemporânea de conteúdo transcultural, com foco nas atividades desenvolvidas em uma viagem recente ao Japão.

A palestra, vinculada ao grupo de pesquisa Processos Músico-Instrumentais (Promusi), irá incluir a apresentação do shakuhachi, flauta de bambu da tradição Zen budista, e discussões sobre o repertório tradicional e contemporâneo do instrumento. Além disso, o professor fará a performance de Akasha, sua composição eletroacústica para shakuhachi e meios fixos. Serão fornecidos certificados com carga horária de uma hora e meia para o público presente.

O professor Luigi Irlandini compareceu, com apoio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos da Udesc (Proeven), ao Seminário Internacional de Shakuhachi promovido pelo Kokusan Shakuhachi Kenshukan (Centro Internacional de Treinamento de Shakuhachi) entre os dias 22 e 24 de março. A palestra-recital “Shakukhachi na Música Nova” abordará os conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados com a viagem a Saitama, Japão, e faz parte da série “Rodadas de Pesquisa", do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS).

Sobre o ministrante

Luigi Antonio Irlandini é compositor, instrumentista (piano e shakuhachi) e professor na Udesc desde 2010, atuando na graduação e pós-graduação no Departamento de Música. Sua pesquisa se concentra no projeto "Conteúdos Antigos e Não-europeus na Composição Musical dos Séculos 20 e 21". Recentemente, recebeu o Prêmio Elisabete Anderle para a produção do CD Akasha, que será lançado em 2019.

Sobre o Proeven

O Programa de Auxílio à Participação em Eventos da Udesc apoia pedidos de auxílio para participação de docentes pesquisadores, no exterior, em eventos tecnológicos, científicos e artístico-culturais, como congressos e similares. Tem o objetivo de ampliar a visibilidade da produção intelectual da Udesc fora do Brasil, oportunizar a aquisição de conhecimentos específicos imprescindíveis ao desenvolvimento da pesquisa e aumentar a possibilidade de colaboração entre pesquisadores por meio de redes internacionais.

Serviço:

O QUE: Recital e palestra “Shakukhachi na Música Nova”.
QUANDO: 30 de abril, às 17h.
ONDE: Sala 13, Departamento de Música - Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Círculo Artístico Teodora. Foto: Cristiano Prim.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h