Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/09/2018-19h45

Udesc participa de seminário regional de extensão com mais de 50 alunos e servidores

Comitiva fez apresentações orais com debate, além de oficinas, mostras interativas e minicurso - Foto: Div.
Com uma comitiva de 42 estudantes e 11 servidores, da Reitoria e de 11 centros de ensino, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou do 36º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) na semana passada, em Porto Alegre. O evento registrou a participação total de 1,2 mil pessoas de 28 universidades gaúchas, catarinenses e paranaenses.

Sob o tema "Extensão: ação transformadora", essa edição teve debates sobre a capacidade da extensão universitária em agir, entender e contribuir para modificar a realidade, além de refletir sobre as mudanças ocorridas nas universidades públicas brasileiras nos últimos anos.

A comitiva da Udesc apresentou 14 tertúlias (apresentações orais seguidas de roda de discussão), duas oficinas, duas mostras interativas e um minicurso. A programação também contou com atividades culturais e conferência de abertura com o sociólogo e educador popular Oscar Jara, da Costa Rica.

No evento, ocorreram três reuniões: de integrantes da Região do Sul no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex); de técnicos universitários de extensão; e de gestores de Cultura, com participação de servidores da Udesc.

Relatos de estudantes

Confira alguns relatos de estudantes da Udesc que participaram do evento:

  • "Foi tudo ótimo, cada vez a extensão universitária me encanta mais. Obrigada, Udesc, pela oportunidade e organização. Sempre bom participar de eventos assim, onde conhecemos projetos maravilhosos e pessoas incríveis que amam a extensão tanto quanto nós e nos motivam a continuar nesse caminho lindo." Mayara Misturini (Ceavi)
  • "Foi ótimo, muito bem organizado e diversificado. Foi possível conhecer a extensão universitária de outras instituições e ficou mais evidente a importância da extensão na nossa formação através da vivência com a comunidade. Que venha o próximo!" Sabrina Fortes Pereira (Cefid)
  • "Oportunidade de os acadêmicos, professores e técnicos compartilharem os projetos e principalmente perceberem que a extensão universitária é imprescindível para coletivizar o conhecimento e aprender com o saber das comunidades. Viva a extensão universitária!" Rosane Talayer de Lima (Faed)
  • "O evento em si, em questão de organização e demonstração da cultura local, estava demais! O aprendizado e a experiência adquiridos é sem explicação, muito feliz pela oportunidade. Sem contar as amizades feitas, com pessoas da própria Udesc que não teria conhecido se não fosse pelo evento. Gratidão!" Ana Coroline Cantarelli (CAV)
  • "Uma oportunidade e tanto. Percebe-se o potencial da extensão. Conheci projetos maravilhosos, o que dá uma certa inspiração e admiração pelos envolvidos." Júlia Heck Deters (Ceavi)
  • "Excelente! Evento muito diversificado, com muitos assuntos interessantes! Enfatizou ainda mais a importância da extensão universitária! Ansiosa pelo próximo também!" Susane Karina Kerckoff Machado (CEO)
Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8129, das 13h às 19h.

Acompanhe as novidades pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante da Udesc, acesse office.udesc.br para ter gratuitamente conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h