Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/09/2019-14h26

Udesc promove atividades culturais gratuitas neste sábado no campus do Itacorubi, em Florianópolis

 
Foto: Laís Moser. Edição: Nícolas Haverroth

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estará aberto novamente neste sábado, 14 de setembro, para a 10ª edição do evento Ceart Aberto à Comunidade. Serão mais de 20 atividades culturais gratuitas para adultos e crianças, das 12h às 21h, entre apresentações artísticas, oficinas, exposições e feiras de gastronomia, produtos orgânicos, arte, moda e artesanato.

Na programação das apresentações artísticas, recital de piano e violino com o Duo Titton-Zamith (Maurício Zamith e João Eduardo Titton, professores da Udesc); recital de piano com estudantes de música e músicos da comunidade; os espetáculos teatrais Adoleta (Cia. Cara de Bonecos) e Tia Glaucéria Faz Picadinho (Bando de Arte Livre Van Der Ground); intervenção Yo no soy de aqui, mas você tampouco, com Emiliana Pagalday e Jéssica Agostinho; e o espetáculo cênico-musical Mar Anterior - Anima 30 anos, com o Grupo Anima (SP).

Estão previstas oficinas de automaquiagem, expressão escrita, carimbos para cerâmica, comunicação e criatividade, entre outras. No Espaço Criança haverá jogos, oficinas e brincadeiras para crianças de 5 a 13 anos; atividade com o projeto Baby Basquetebol, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Udesc; e encontro de leitura e plantio de horta.

Esta edição do Ceart Aberto contará, também, com o lançamento do livro “Centro de Artes da Udesc: história, imagens e memória”, de Sandra Makowiecky, Sandra Ramalho e Oliveira e Vera Collaço; e com a abertura oficial da 5ª Semana Integrada da Udesc Ceart, evento que será realizado de 14 a 21 de setembro em diversos espaços culturais de Florianópolis.

Confira o cartaz com a programação completa e, a seguir, a sinopse de cada atividade. As inscrições para oficinas ocorrem no próprio dia e local do evento, uma hora antes de cada atividade. Para as apresentações artísticas também serão distribuídas senhas uma hora antes do início de cada apresentação.

O evento é organizado pelo programa de extensão Ceart Vivo!, coordenado pela Direção de Extensão da Udesc Ceart, e nesta edição integra a programação da 5ª Semana Integrada da Udesc Ceart. Mais informações pelo site, facebook, instagram e pelo e-mail ceartaberto@gmail.com.


>> Programação <<


> Oficinas

  • Oficina de Automaquiagem
Local: Sala Dança 2 (Departamento de Artes Cênicas – DAC) - Udesc Ceart
Horário: 14h às 14h40 e 16h às 16h40
Vagas: 20
Ministrante: Débora de Campos Ferrari, trabalha há 4 anos ministrando aulas e cursos de maquiagem.

  • Oficina “Comunicação, Conexão e Criatividade”
Sinopse: A maneira como conversamos importa tanto quanto o que dizemos. Venha de coração e mente abertas para experimentar diferentes formas de se comunicar e de escutar, para gerar conexão, de forma leve, divertida e sincera. Utilizaremos o baralho GROK, princípios da Comunicação Não Violenta, Guia de Práticas Circular, Escuta Empática entre outros.
Horário: 14h às 16h
Local: Sala Teatro Educação (Departamento de Artes Cênicas – DAC) - Udesc Ceart
Vagas: 20
Ministrante: Letícia Schuelter de Lima, graduanda em design gráfico – Udesc. Realizou oficina de processos circulares e escuta no Sharefest 2015, Dragon Dreaming 1 2015, Circle Process com Jeniffer Ball - 2015 e Facilitação Jogo Grok – 2016.

  • Oficina “Expressão Escrita”
Sinopse: O papel e a caneta são instrumentos mágicos de poder. Eles desbloqueiam a criatividade no momento em que se precisa escrever e tiram o seu desespero do “branco”. A Oficina de Expressão Escrita é o momento de criar personagens e universos, contar histórias particulares, expressar simplesmente pelo gosto de expressar e conectar com outras histórias de diferentes tempos e espaços.
Diversas pessoas falam sobre sua história com a escrita durante a infância ou adolescência, e que por circunstâncias da vida adulta, perderam o costume de escrever. Este evento é para retomar o gosto do “escrever por escrever”, da contação de histórias e da troca de experiências por meio do papel e caneta. O ato de escrever histórias só por escrever pode desbloquear criatividade escrita. Todos nós temos o dom das histórias. Todos nós somos contadores de história.
Horário: 14h às 16h
Local: Sala Básica 8 (Departamento de Artes Cênicas – DAC) - Udesc Ceart
Vagas: 10
Ministrante: Silvia Lazzaretti é educadora desde 2011. Formou-se em história e especializou-se em Cultura digital e redes sociais. As duas formações possibilitaram entender como a criatividade acontece dentro de atividades educativas e vendo a dificuldade de alunos da rede pública em escrever pequenos textos, desenvolveu atividades para desbloqueio da criatividade na hora da escrita. A paixão pelas histórias faz com que as aulas se tornem voltadas às sensações.

  • Oficina “Liberta a Tua Essência”
Sinopse: O Teatro Essencial é uma disciplina de autoconhecimento que usa as ferramentas das Artes Cênicas para desencadear processos transformacionais em um nível pessoal. A oficina de Teatro Essencial “Liberta a Tua Essência" têm o objetivo de reconectar os participantes com a sua essência, entendida aqui como o conjunto dos aspectos mais autênticos da personalidade. Através de jogos e dinâmicas teatrais, os participantes vão aprender como o Teatro pode aumentar a autoestima, trabalhar a timidez e a ansiedade, ensinar a trabalhar em grupo e melhorar o autoconhecimento.
Horário: 14h às 16h
Local: Sala Dança 1 (Departamento de Artes Cênicas – DAC) - Udesc Ceart
Vagas: 30
Necessidades dos participantes: papel e caneta para anotações, roupas confortáveis
Ministrante:  Alejandra Elisa Quintero é uma profissional de teatro italiana vinda há poucos meses para o Brasil. Criadora de Projetos Culturais e Artísticos com Mestrado em Cooperação Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona, Espanha (2006). Produtora de espetáculos, atriz e diretora teatral formada em Artes Cênicas na Universidade de Bolonha, Itália (2004). Desde 2016, estudante da Omega Mystical Arts Academy em Bali (Indonésia), um instituto cuja finalidade é treinar educadores sobre como melhorar a vida das pessoas através das Artes. Escritora, educadora e palestrante.

  • Oficina “Carimbos para Cerâmica”
Sinopse: Confeccionar carimbos para serem usados na argila.
Horário: 14h às 16h
Local: Sala de Cerâmica (Departamento de Artes Visuais - DAV)
Público alvo: A partir dos 16 anos
Vagas: 10
Ministrante: Eduardo Vidal de Moraes, aluno do Bacharelado em Artes Visuais com experiência em cerâmica.

  • Oficina “Introdução ao Empoderamento Gráfico”
Sinopse: Introdução às práticas editoriais independentes; projeto gráfico, tiragem, catalogação, ISBN, distribuição e suas subversões. Exposição teórico-discursiva sobre os processos editoriais independentes. Introdução à escrita e desenvolvimento de projeto editorial. Demonstração de catalogação com ISBN, diagramação com InDesign e impressão de livreto com Adobe PDF. As convenções das tiragens, os segredos dos projetos gráficos e impressos artesanais. Formas de distribuição presencial e digital.
Horário: 14h às 17h
Local: Sala Básica 2 (Bloco Amarelo BAM) – Udesc Ceart
Público alvo: Estudantes de artes visuais e design gráfico, entusiastas de publicações independentes
Vagas: 15
Ministrante: Gustavo Reginato, Mestrando em Artes Visuais, linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos - PPGAV/UDESC, sob orientação da Profa. Dra. Sandra Maria Correia Favero. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Investigador do universo gráfico e suas tecnologias, coletor de ideias e de imaginários. Fundador, editor e impressor da Editora Caseira, que fabrica e distribui publicações artesanais acreditando no poder dos livros como transformadores de micro-políticas.

> Apresentações Artísticas


  • Recital Série Musical - Piano em Foco
Sinopse: O projeto Série Musical integra o Programa de Extensão "Piano em Foco" e consiste em recitais realizados por alunos e ex-alunos dos Cursos de Bacharelado em Piano e Mestrado em Música - Práticas Interpretativas do Departamento de Música da Udesc.
Horário: 15h às 16h
Local: Auditório do Departamento de Música (DMU) – Udesc Ceart
Coordenação: Maurício Zamith e Programa de Extensão Piano em Foco (Udesc Ceart). Maurício Zamith é pianista e professor no Departamento de Música da Udesc. Graduado pela Universidade de São Paulo, mestre pela Universidade Estadual de Campinas e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É coordenador do Programa de Extensão "Piano em Foco".

  • Intervenção Yo no soy de aqui, mas você tampouco
Sinopse: Com Emiliana Pagalday e Jéssica Agostinho. Instalação multimídia que propõe uma reflexão sobre a imigração, relacionando o contexto histórico de formação das sociedades e o debate contemporâneo sobre a situação dos refugiados.
Horário: 15h às 17h
Local: Entrada da Udesc

  • Recital Piano Autoral
Sinopse: A composição é um dos aspectos menos enfatizados na formação de pianistas atualmente. Aberto à participação de pianistas da comunidade, o Piano Autoral é um recital para questionar essa realidade e incentivar o compartilhamento de composições ao piano, com espaço para uma troca de ideias sobre as criações de cada um.
Horário: 16h às 17h
Local: Auditório do Departamento de Música (DMU) – Udesc Ceart
Coordenação: Felipe Paupitz.  Natural de Florianópolis, Felipe Paupitz iniciou seus estudos musicais em 1996. Desenvolve sua atividade como pianista em recitais, peças de teatro e aulas de euritmia. Dedica-se também à pedagogia do instrumento, atuando como professor desde 2012. É bacharel e mestre em Música pela Udesc.

  • Espetáculo teatral Adoleta, com Cia. Caras de Boneco
Sinopse: Quão solitária pode ser a infância?? Uma criança imersa em seu mundo. Passa o dia brincando com os únicos amigos em que pode confiar, compartilha com eles suas alegrias e tristezas. Sonha um dia poder encontrar um caminho de pedrinhas coloridas e finalmente chegar em uma terra encantada com bolhas de sabão. Adoleta é um espetáculo concebido pela atriz e diretora Jerusa Mary, membro da Cia. Caras de Boneco de Florianópolis.

O trabalho surgiu a partir da disciplina de prática de direção teatral no curso de Licenciatura em Teatro da Udesc. Jerusa Mary desafiou-se a falar sobre assuntos polêmicos que fazem parte do universo de muitas crianças e adolescentes. Adoleta busca trabalhar a autoestima infantil de uma forma leve, trazendo ao entendimento da criança a importância da auto aceitação e o respeito aos semelhantes. O intuito é estimular uma reflexão sobre o respeito à individualidade, particularidades e características de cada ser. Para isso o espetáculo utiliza de metáforas que trazem leveza e ludicidade ao diálogo com os pequeninos.

Horário: 16h30
Local: Laboratório 1 (Departamento de Artes Cênicas – DAC) - Udesc Ceart
Classificação: Livre
Ficha técnica: Direção de Jerusa Mary; Assistência de direção de Marcos Mazzucco; Elenco: Jerusa Mary; Concepção de Luz de Gabriel Velasquez; Operação de Luz de Caê Beck; Cenografia de Marcos Mazzucco e Jerusa Mary.

  • Recital Duo Titton-Zamith
Sinopse: Com Maurício Zamith e João Eduardo Titton. Recital de violino e piano com obras de César Franck (Sonata para violino e piano em Lá Maior) e Astor Piazzolla (Le Grand Tango).
Horário: 18h às 19h
Local: Auditório do Departamento de Música (DMU) – Udesc Ceart
Sobre o duo: Formado pelo violinista João Eduardo Titton e pelo pianista Maurício Zamith, professores do Departamento de Música da Udesc, o Duo Titton-Zamith é um projeto de extensão universitária que visa fomentar e divulgar a produção artística e musical da Udesc. Atuante desde 2006, o duo tem se apresentado regularmente e ministrado masterclasses em diversas cidades e universidades do país e do exterior.

  • Tia Glaucéria Faz Picadinho, com Bando de Arte Livre Van Der Ground
Sinopse: Tia Glaucéria é uma professora que, casada com a própria profissão, é aposentada devido a um surto em sala. Insatisfeita, percebe que precisa reaprender a viver sem aulas, o que a leva a redescobrir-se e realizar mudanças até então impensáveis, conduzindo-nos através de uma trama cheia de loucura e horror, revelando, assim, sua verdadeira personalidade, anteriormente soterrada sob a máscara social da professora queridinha.
Horário: 19h às 19h45
Local: Espaço 2 (Departamento de Artes Cênicas – DAC) - Udesc Ceart
Classificação: público adulto
Sobre o grupo: Iniciado em 2015, no Dia Internacional da Dança, o Bando Van der Ground vem realizando oficinas de arte abertas à comunidade, instalações, performances, leituras dramáticas, espetáculos de dança e teatro. Por ser uma arte libertária, o bando reúne transdisciplinaridade entre poetas, artistas plásticos, historiadores, músicos, químicos etc.

  • Espetáculo cênico-musical Mar Anterior - Grupo Anima celebra 30 anos, com Grupo Anima (SP)
Sinopse: O espetáculo musical Mar Anterior celebra os 30 anos de trabalho do Grupo Anima. É o terceiro da série Imaginário Sonoro Brasileiro, tríptico idealizado pelo Anima e gravado pelo Selo Sesc SP, que teve início em 2010 com o espetáculo e CD Donzela Guerreira, seguindo, em 2017 com o espetáculo e CD Encantaria.
Mar Anterior transita sonoramente entre a poética de cantigas de orixás em língua iorubá e a poesia medieval ibérica cantada. Seu ponto nevrálgico é a saudade a partir da diáspora africana, do trauma da escravidão e do esquecimento.
Horário: 20h
Local: Espaço 1 (Departamento de Artes Cênicas – DAC) - Udesc Ceart
Cenografia: Rosana Paulino
Sobre o grupo: Em sua trajetória, o Grupo Anima construiu ao longo de 30 anos uma sólida e premiada carreira no Brasil e no exterior, divulgando e expondo o imaginário popular musical do Brasil. Ao todo são 7 CD´s e espetáculos musicais  autorais, 2 coletivos e um DVD. Além dos espetáculos em concerto, o Grupo ANIMA também realiza oficinas e cursos, expondo sua dinâmica de criação musical coletiva e as matrizes da música do Brasil.

> Lançamento

  • Lançamento do livro “Centro de Artes da Udesc: história, imagens e memórias”
De Sandra Makowiecky, Sandra Ramalho e Oliveira e Vera Collaço
Horário: 14h30
Local: Auditório do Bloco Amarelo - Udesc Ceart

> Exposições


  • Arca, de Violeta Sutili, Carla Furtado e Henrique Alves
Sinopse: Coleção desenvolvida por alunos Udesc, selecionada para a 1º Dragão Fashion House Move Moda Mostra Competitiva de Fashion Films de Curta Metragem. Inspirada no litoral florianopolitano e respiros familiares, trazendo às vestes sentimentos de nostalgia e futuro.
Indivíduos do passado desenvolvem roupas com materiais de seu entorno acreditando que seriam usadas por pessoas no futuro e a guardam dentro de uma arca (baú). Tendo como pano de fundo o litoral e suas ostras, estas criações aterrizam no futuro, enquanto fotografias nos guiam de volta para estes tempos anteriores.
Horário: 12h às 19h
Local: Hall de Entrada da Udesc Ceart
Curadoria: Violeta Sutili

  • Desabafo: voz todo mundo tem, mas você pode ou não dar ouvidos
Sinopse: De Luiza Helena Brito de Andrade e Isadora Carlos e Souza
Horário: 12h às 19h
Local: Básica 1 - Bloco Amarelo - Udesc Ceart

> Feiras


  • Feira Gastronômica e Feira de Produtos Orgânicos
Horário: 12h às 17h30
Local: Deck da Udesc Ceart

  • Feira de Artes, Moda e Artesanato
Horário: 12h às 17h30
Local: Hall do Bloco Amarelo

> Espaço Criança


  • Espaço Criança
Sinopse: Jogos, oficinas e muita arte e criatividade para crianças de 05 a 13 anos.
Horário: 13h30 às 16h
Local: Entrada da Udesc Ceart

  • Baby Basquetebol
Sinopse: Projeto de extensão que conta com mais de 200 alunos e núcleos pela Grande Florianópolis, iniciado na Udesc Cefid em 2013 pelo coordenador, professor Gilberto Vaz, em parceria com o professor Paulo Henrique Xavier de Souza.
Demonstração: 14h às 15h
Oficina: 15h às 16h
Local: Estacionamento da Udesc Ceart
Público-alvo: Crianças de 04 a 06 anos
Coordenação: Programa de Extensão Basquetebol para Todos (Udesc Cefid)

  • Horta e Histórias

Sinopse: Encontro aberto para ler e plantar. Serão essas as ações que nortearão essa proposta. Pretende-se criar uma horta (espaço preparado na Udesc Faed), de modo que os/as participantes plantem e leiam histórias no decorrer do encontro
Horário: 14h às 16h
Local: Horta da Udesc Faed
Público-alvo: Crianças entre 5 e 10 anos.
Ministrantes: Heloise Vidor, Bárbara Vieira e Nicolas de Córdova Dorvalino.
Heloise Vidor é professora do Departamento de Artes Cênicas da Udesc e coordenadora do Projeto de Extensão Bibliotequinha, acervo de literatura infantil e juvenil disponibilizado para estudantes do Ceart e estudantes vinculados ao projeto de pesquisa Leitura e Teatro: juventude e escola.
*Caso chova, a atividade será cancelada.
 

> Disponibilização de salas para estudos e ensaios

Horário: 13h às 18h
Para estudantes e comunidade externa. Verificar salas disponíveis no dia do evento, no setor de protocolo-recepção da Udesc Ceart. A utilização de laboratórios é condicionada à presença de técnico específico. Para verificar a disponibilidade dos laboratórios, é necessário enviar previamente e-mail para ceartaberto@gmail.com. Esta solicitação será priorizada para a utilização dos laboratórios por grupos (não solicitações individuais).
 

Serviço:


O QUE: Ceart Aberto à Comunidade.
QUANDO: 14 de setembro (sábado), das 12h às 21h.
ONDE: Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h