Evento vai compartilhar experiências e fomentar discussão sobre ações afirmativas em instituições públicas.
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza nesta sexta-feira, 28, o evento "Diálogos interinstitucionais: políticas afirmativas e formação de bancas de heteroidentificação". O público-alvo é a comunidade acadêmica e não há necessidade de inscrição.
Com início às 14h, o encontro ocorrerá na Sala Básica 110, bloco central. O objetivo central da atividade é promover o diálogo e a construção coletiva sobre políticas de ações afirmativas e processos de heteroidentificação nas instituições públicas. Haverá um momento de formação dedicado a elucidar conceitos e legislações a respeito do tema.
Além disso, participantes terão a oportunidade de conhecer a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir da apresentação do professor Marcelo Tragtenberg. O docente possui experiência em gestão e pesquisa sobre Ações Afirmativas no Ensino Superior para negros, indígenas e oriundos de escolas públicas. Tragtenberg possui doutorado e mestrado em Física pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado pela Universidade de Oxford.
A experiência da Udesc também será apresentada no evento. Um ponto central do diálogo será ouvir representantes de todos os públicos que se destinam à nova proposta de ações afirmativas da universidade. Esses públicos incluem a população negra, indígena, quilombola, Pessoas com Deficiência (PCD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de outros que entram na proposta enquanto vagas suplementares, como trans, povos do campo, pessoas em privação de liberdade e imigrantes. O foco é pensar possibilidades de instrumentos de validação da autodeclaração, como as bancas de heteroidentificação.
A iniciativa é realizada pelo Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha), com o apoio do Núcleo Institucional de Ações Afirmativas e Diversidades (NIAAD). Setores e grupos de interesse direto referente às ações afirmativas também estão envolvidos, como o Setor de Assuntos Estudantis (SAE), Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (AYA), Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (NUAPE), Núcleo de Acessibilidade (NAC), Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades (CAAD), Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI), Semana Acadêmica Negra e Indígena (Sagrai) e Coletiva Trans da Udesc (TRAMA).
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350