Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/05/2019-15h41

Udesc promove encontro na segunda para refletir sobre o dia 13 de maio

 
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) organiza o encontro “O que é o 13 de maio?”, na próxima segunda-feira, para promover reflexões entre artistas e a comunidade universitária. O objetivo da programação é a reflexão sobre a ausência da integração das populações de origem africana na sociedade a partir da assinatura da Lei Áurea, ato institucional de 1888.

“Ainda não conseguimos eliminar a desigualdade que foi construída com o racismo estrutural ao longo desse tempo todo”, afirma Maria Aparecida Clemêncio, servidora técnica da Udesc, uma das organizadoras das atividades e coordenadora do programa Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas em institucionalização na Udesc Ceart.

“É preciso desconstruir o sentido comemorativo da data, porque ainda somos a parte da população com menor escolaridade, no ensino superior somos minoria, com menor representatividade nos lugares de poder e a maioria em trabalhos com baixa remuneração”, explica.

Neste espaço de artes, artistas de diferentes linguagens são convidados para debater as ausências que ainda estão presentes. O catálogo “Os Jardins da Infância”, da catarinense Tercília dos Santos, conta com representações de diversas obras da artista e será lançado no começo do evento. Eloisa Costa Gonzaga, mestranda, e Eduardo Romão, graduando na Udesc, apresentarão músicas de protesto em uma intervenção no Hall do Bloco Amarelo. Dando sequência às atividades, Luan Renato Telles, graduando na universidade, fará uma performance solo do espetáculo Poeira. Confira os horários da programação completa abaixo. 

O que é o 13 de maio?


  • 15h – Lançamento catálogo “Os Jardins da Infância” 
Tercília dos Santos 
Local: Hall do Bloco Amarelo
 

  • 15h30 – Intervenção Musical 

Eloisa Costa Gonzaga e Eduardo Romão
Local: Hall do Bloco Amarelo

 

Solo de Luan Renato Telles
Local: Espaço 2, Departamento de Artes Cênicas


“O que é 13 de maio?” é promovido pelo programa Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas, que surge das demandas de estudantes, técnicos e professores com o intuito de institucionalizar o trabalho neste campo na Udesc Ceart. Um dos objetivos é incluir, na formação dos estudantes, referências das diferentes culturas, etnias, gerações, gêneros, dentre outras presentes na sociedade.

Maria Aparecida também comenta que é necessária “a efetivação de uma cultura onde seja possível desconstruir a epistemologia de base eurocêntrica tomada como sendo a única. Queremos fortalecer e concretizar políticas de promoção de igualdade e de defesa dos direitos humanos com vistas ao desenvolvimento de ações afirmativas, do reconhecimento da diferença e das diversidades”.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h