Imagem: Divulgação
Dentro das celebrações dos 40 anos do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Departamento de Música (DMU) realiza o espetáculo musical “Viola, Rosa e Sertão”, com o violeiro Paulo Freire. O músico também ministrará duas palestras e um minicurso.
A programação apresenta a viola brasileira como um dos instrumentos da tradição popular do país. O violeiro aprendeu a tocar no sertão do Urucuia, Minas Gerais, e participa de diversas atividades com estilo característico de tocar viola e contar histórias. A partir desta experiência, apresenta o espetáculo como um mergulho na história do sertão brasileiro, unindo linguagem literária com a música da roça.
A organização é do programa de extensão "Flauta Doce – performance e formação", do Laboratório de Instrumentos Históricos e Populares Tradicionais da Udesc e do projeto de pesquisa "Músicos, Música e Instrumentos", sob coordenação da professora Valeria Bittar. As inscrições para emissão de certificados serão feitas nos locais de entrada dos eventos.
Programação:
Espetáculo musical e de contação de histórias "Viola, Rosa e Sertão": 17 de outubro, às 19h, no Auditório Professora Maria Cristina Pessi do Ceart (Av. Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi, Florianópolis)
Palestras e minicursos: 18 de outubro, às 14h, no Auditório do Departamento de Música do Ceart (Av. Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi, Florianópolis). O violeiro abordará os temas “O Sertão de Guimarães Rosa” e “Viola: seus toques, seus causos e histórias”, além de ministrar minicurso de viola brasileira.
Nesse dia, durante as palestras de Paulo Freire, também haverá uma exposição de bordados do projeto "Bordando Escritores em Língua Portuguesa", coordenado por Susan Mariot e Chirley Domingues, sobre Guimarães Rosa, no hall do DMU.
Para conferir o trabalho do artista, acesse o
YouTube ou o
site profissional.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350