Legenda
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove mesa-redonda com o tema “Etnomusicologias e Processos Criativos". A Mesa propõe debater de que maneira a etnomusicologia pode contribuir para a compreensão da criatividade musical em diferentes contextos socioculturais. O evento acontece nesta terça-feira, 9 de dezembro, às 18h, no Auditório Professora Maria Cristina Pessi, no Bloco Central do Ceart.
A mesa será composta pela professora Nina Graeff e pelos professores João Miguel Sautchuck, Luiz Moretto e Chico Saraiva, com mediação de Eduardo Vidili. A proposta é discutir experiências em que a prática criativa — composicional, improvisatória, performática e colaborativa — integra o próprio método de pesquisa, ampliando formas de conhecimento sensível, dialógico e situado.
Além da mesa, a professora Nina Graeff também apresenta o show-aula “Eu, minha musa”. O show traz canções autorais tocadas ao piano e violão, entre elas músicas de seu disco "Vitral". A apresentação acontece nesta quarta-feira, 10 de dezembro, às 19h, no Auditório do Departamento de Música (DMU).
Curriculo dos participantes
Nina Mundi é compositora, multiartista, produtora cultural e pesquisadora. Natural de Porto Alegre, Nina se formou em Bacharelado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). De 2009 a 2011 estudou no Conservatório Nacional de Estrasburgo, na França. Em 2011 cursou mestrado em Estudos Transculturais da Música na Universidade de Música FRANZ LISZT de Weimar na Alemanha, onde mais tarde atuou como docente e pesquisadora. Atualmente, realiza sua terceira pesquisa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) com bolsa do CNPq. É autora do livro “Os Ritmos da Roda: Tradição e Transformação no Samba de Roda” (2015), além de iniciadora e curadora do evento multiartístico “Sarau Mundi” em Berlim (2018-2019).
João Miguel Sautchuck é Professor Associado III do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), atuando no Programa de pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília. Possui doutorado e mestrada em bacharelado e licenciatura em História (2002) pela Universidade de Brasília. Atua principalmente nos seguintes temas: análise antropológica de rituais; etnomusicologia; investigação do improviso na música e na linguagem como contribuição para a compreensão das dinâmicas culturais; etnografia das práticas e habilidades; ideologias da cultura e nacionalismos.
Luiz Fernando Moretto é Graduado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Doutor em Etnomusicologia pelo Kings College London (KCL), Universidade de Londres. Suas pesquisas focam na música luso-afro-brasileira, com ênfase em instrumentos friccionados, ritmos musicais, estética, além de história, cultura e política luso-afro-brasileiras e estudos pós-coloniais. Também possui ampla experiência como músico e compositor, com um histórico de performances e gravações relacionadas às suas áreas de pesquisa.
Chico Saraiva é Bacharel em Música Popular, com especialidade em violão, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor e Mestre em música pelo PPGMUS da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em seu doutorado realizou período sanduíche na Alemanha, em colaboração com o "Transcultural Musical Studies Departament" - Weimar. Em 2023 dá início às atividades de um espaço próprio: Espaço Pedro Saraiva de Cultura, que visa produzir encontros culturais que se relacionem com a produção supracitada. Na sua carreira musical foi vencedor do "Sexto Prêmio Visa - Edição compositores", e é membro fundador do grupo de pesquisa e movimentação da música das culturas tradicionais brasileiras "A Barca". Chico Saraiva já tem seis trabalhos artísticos e autorais lançados, no formato CD: "Água" (1999-MCD); "Trégua (2003- Biscoito Fino); "Saraivada (2007-Biscoito Fino); "Sobre Palavras" (2009-Borandá); "TejoTietê" (2012-Delira); "Duo Saraiva-Murray/Galope" (2016-Borandá).
Eduardo Marcel Vidili é Professor colaborador no Departamento de Música da Udesc. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc. É Doutor em Música pela UniRio (2021), com estágio sanduíche realizado na Universidade do Texas em Austin. Sua tese de doutorado, "A vida social do pandeiro no Rio de Janeiro (1900-1939)", recebeu as seguintes premiações: primeira colocação no Prêmio de Teses e Dissertações, concedido em 2022 pela seção latino-americana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular (IASPM-AL); menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2022; segunda colocação no Prêmio Sílvio Romero de Monografias de Folclore e Cultura Popular 2024, concedido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Iphan. É Mestre em Música pela Udesc (2017) e Bacharel em Música com Habilitação em Percussão pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, com interesse nos temas: história e historiografia da música, estudos em música popular, musicologia, etnomusicologia, organologia.
Serviço
O quê: Mesa-redonda “Etnomusicologias e Processos Criativos". ;
Quando: 9 de dezembro, às 18h;
Onde: Auditório Professora Maria Cristina Pessi, no Bloco Central do Centro de Artes, Design e Moda da Udesc – Av. Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi, Florianópolis, SC;
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade;
Público-alvo: Estudantes de Pós-Graduação e Graduação.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350