Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/10/2025-16h20

Udesc promove no bairro Monte Cristo apresentações artísticas e culturais que celebram cultura negra

Programação celebra as raízes afrodiaspóricas do choro, a luta contra o racismo e a (re)existência das mulheres negras, com foco na comunidade do Monte Cristo.

Nesta terça-feira, 7 de outubro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará uma série de atividades culturais gratuitas no Centro de Educação Popular (CEDEP), bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Os eventos fazem parte da programação do Prêmio Nudha Ceart de Diversidades Negras e Indígenas 2025, das 13h50 às 20h.

O dia de atividades se inicia com uma celebração do choro e suas raízes africanas e diaspóricas, seguindo para performances que abordam questões sociais e encerrando com um show que exalta o poder feminino negro. Os eventos são abertos à comunidade do Monte Cristo e a estudantes do CEDEP. Não é necessário realizar inscrição ou retirar ingressos para participar. A programação tem capacidade para até 70 pessoas e classificação indicativa para todas as idades.

O Prêmio Nudha Ceart de Diversidades Negras e Indígenas é uma iniciativa do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc por meio do Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha). Os recursos financeiros para realização vêm da Emenda Parlamentar Impositiva nº 3386/2025 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), de autoria do deputado estadual Marquito.

"Chorando de Alegria", com Matheus Felipe de Souza

Das 13h50 às 14h30, a apresentação "Chorando de Alegria" propõe uma imersão musical no choro como gênero. A atividade tem como objetivo destacar a riqueza rítmica e harmônica do choro, revelando suas profundas raízes afro-diaspóricas. É uma celebração da história, da criatividade e da resistência negra manifestada em uma das mais belas expressões da música instrumental brasileira.

"Canto pra Quem é de Noite", com o Coletivo Nega

Em seguida, das 16h às 17h, o Coletivo Nega apresenta "Canto pra Quem é de Noite". O trabalho é uma performance multiartística que mescla diferentes linguagens, sem que se defina claramente onde uma começa e a outra termina. As composições líricas abordam o racismo, a questão do gênero e a condição sociopolítica das pessoas negras brasileiras. Segundo os organizadores, o som é uma fonte de poder, inspiração e resistência, sendo um ponto marcante tanto na luta contra o racismo quanto na vida afetiva das pessoas negras.

"Minha Prece Ecoa", com Dandara Manoela

O encerramento da programação será das 19h às 20h, com o show "Minha Prece Ecoa", da cantora Dandara Manoela. A apresentação vem para cantar a fé no afeto, no amor e na (re)existência. Dandara Manoela transita por suas canções autorais, incluindo faixas consolidadas de seu álbum Retrato Falado, e seus últimos singles, que anunciam novas tramas em sua carreira. Sua música ecoa os cantos de Pretas, Marias e Yabás de diversos tempos, proclamando que o amor pertence às mulheres negras.

Serviço

O quê:
três apresentações artísticas e culturais do Prêmio Nudha Ceart de Diversidades Negras e Indígenas 2025 (Chorando de Alegria; Canto pra Quem é de Noite; e Minha Prece Ecoa)
Quando: terça-feira, 07/10/2025, das 13h às 20h
Onde: Centro de Educação Popular (CEDEP)
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Classificação indicativa: todas as idades
Público-alvo: estudantes do CEDEP e comunidade do Monte Cristo

Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h