Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/08/2019-19h09

Udesc promove palestra e oficina sobre mandala dramatúrgica

Foto: Divulgação
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove em 15 e 17 de agosto o evento Mulheres em Cena 2019. Na programação, palestra e oficina sobre mandala dramatúrgica com a professora convidada Luciana Lyra, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Não haverá inscrição prévia para as atividades, os interessados devem chegar com 15 minutos de antecedência para garantir a vaga. O evento é promovido pelo programa de extensão Mulheres em Cena, com coordenação da professora Maria Brígida de Miranda.

Palestra


A Mandala Dramatúrgica e suas sendas de criação
15 de agosto, 19h
Local: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart

Sinopse: “A palestra tem por finalidade explicitar o processo de construção da Mandala dramatúrgica, que se traduz por um procedimento da Mitodologia em Arte (LYRA, 2011;2013;2015). A Mitodologia em Arte, por sua vez, pode ser compreendida por um complexo de jogos existenciais para criação cênica, utilizando como aportes aspectos da Antropologia da Experiência (TURNER, 1988) e da Antropologia do Imaginário (DURAND, 1990). A Mitodologia em Arte procura dar vazão a um Teatro das profundidades, imarginal, no ‘fundo’ e no ‘entre’, opondo-se a um teatro de superfície e atingindo camadas mais profundas da psique pessoal e coletiva, na percepção inequívoca das margens sociais.

Na proposição mitodológica propõe-se vários procedimentos de criação de cunho arquetípicos, os quais são experimentados com artistas participantes de cada processo, no sentido de levantar o pluralismo das imagens colhidas em nas suas experiências pessoais e em campo, ditas artetnográficas, num contínuo atrito, uma f(r)icção. A Mandala Dramatúrgica vem a se constituir como uma síntese do processo criativo, consolidando a dinâmica entre o eu (atuantes) e a alteridade (campo). A Mandala, assim como mapa em contínua exploração cartográfica, é a encruzilhada de personas e mitemas em torno de um mito-guia, é a exposição plástica da volta à unidade pela demarcação de um espaço-tempo divino da criação por meio de um caleidoscópio de imagens. Por meio da Mandala é tramado o terreno de meditação acerca de todo processo vivenciado, fomentando a criação dramatúrgica e cênica.”

Oficina


A Mandala Dramatúrgica: experiência corporal, plástica e tecedura
17 de agosto, 10h às 12h
Local: Oficina de Animação, Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart

Sinopse: Tomando como disparo fragmentos de textos do poeta Bartolomeu de Queiroz, a professora Luciana Lyra propõe uma experiência corporal, seguida de criação plástica da mandala dramatúrgica e posterior textualização.

Sobre a ministrante


Luciana Lyra, natural de Recife (PE), é atriz, performer, encenadora, diretora, dramaturga e escritora. Professora efetiva do Departamento de Arte e Cultura Popular e da Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É também pós-doutora em Antropologia pela FFLCH/USP, pós-doutora em Artes Cênicas pelo Deart/UFRN, doutora e mestre em Artes da Cena pelo IA/Unicamp. Fundadora do estúdio de investigação Unaluna – Pesquisa e Criação em Arte e atriz na Companhia de Teatro Os Fofos Encenam, em São Paulo. Dramaturga na criação de diversos textos teatrais. É autora do romance infantojuvenil “De como meninas guerreiras contaram heroínas” (2011) e do livro “O Banquete: escritos mínimos a Afrodite”.

Serviço:

O QUE: Mulheres em Cena 2019 - Palestra "A Mandala Dramatúrgica e suas sendas de criação", com Luciana Lyra.
QUANDO: 15 de agosto, às 19h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. Sem necessidade de inscrição. 
 

O QUE: Mulheres em Cena 2019 - Oficina "A Mandala Dramatúrgica: experiência corporal, plástica e tecedura", com Luciana Lyra.
QUANDO: 17 de agosto, 10h às 12h.
ONDE: Oficina de Animação, Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart. Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. Os interessados devem chegar com 15 minutos de antecedência para garantir a vaga.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h