Evento integra formação continuada de estagiários e professores orientadores e/ou vinculados a disciplinas de estágio
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove, no dia 1º de setembro, a palestra "Arte e Educação: Didáticas da Invenção para Transver o Mundo", com o professor Elton Luiz Leite de Souza (Unirio).
O evento é voltado a estudantes estagiários e docentes que são orientadores e/ou que ministram disciplinas de estágio, mas também é aberto ao público. Com entrada gratuita, a atividade será realizada das 14h às 17h, no auditório Professora Maria Cristina Pessi. Não há necessidade de inscrição.
A palestra propõe pensar, a partir da obra de Manoel de Barros (1916-2014), processos de invenção que atravessam o ensino, a aprendizagem, a arte e a educação. Para isso, Elton Luiz Leite de Souza trabalha com os conceitos de "Didática da Invenção" e "Transver", cunhados pelo poeta. Segundo o professor, a proposta não é ensinar fórmulas prontas, mas explorar o que o autor chamava de "empoemamento": um processo de sentir, pensar e reinterpretar ideias, em vez de apenas defini-las de forma lógica e analítica.
A partir dessa noção, Elton Luiz apresenta o conceito de "empoética": a ideia de que a poética pode atravessar diferentes práticas da vida, do fazer artístico ao ensino. Já "transver" seria uma forma renovada de olhar para o cotidiano, a percepção de que mudar o modo de ver o mundo já conhecido pode ser tão significativo quanto conhecer paisagens novas.
A atividade integra a programação do Seminário de Estágios do Ceart 2026, que terá continuidade no dia 20 de outubro com participação dos cursos de Licenciatura em Artes Cênicas, Artes Visuais e Música, além dos Bacharelados em Design Gráfico, Design Industrial e Moda. Com periodicidade anual, o evento tem como objetivo a socialização de experiências em estágio curricular obrigatório e estágio não obrigatório.
A organização é do Comitê de Estágio do Ceart, por meio da Coordenação de Estágio do centro. A iniciativa é vinculada ao projeto PRAPEG 2026 intitulado "Formação Continuada e Estágios em Artes, Design e Moda", da Direção de Ensino de Graduação (DEG).
Sobre o palestrante
A palestra será ministrada por Elton Luiz Leite de Souza, professor associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde atua no Mestrado em Filosofia (Prof-Filo) e no Departamento de Estudos de Processos Museológicos (DEPM), lecionando e pesquisando nas áreas de Filosofia, Literatura e Museologia. É mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de doutor em Filosofia pela Uerj.
O pesquisador se dedica à obra do poeta Manoel de Barros, com estudos financiados pela Faperj, artigos e organização de eventos e livros sobre o autor. Atualmente desenvolve a pesquisa "Na ponta do meu lápis tem apenas nascimento" e outro projeto voltado à Filosofia da Educação, com o tema "Espinosa Educador".
Serviço
O quê: palestra "Arte e Educação: Didáticas da Invenção para Transver o Mundo", com Elton Luiz Leite de Souza - atividade integrante do Seminário de Estágios do Ceart 2026
Quando: 1º de setembro, das 14h às 17h
Onde: auditório Professora Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, bloco central do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc – Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis, SC
Para quem: atividade aberta à comunidade, tendo como foco estudantes estagiários, professores orientadores de estágio e professores de disciplinas de estágio
Entrada: gratuita, sem necessidade de inscrição
Realização: Udesc Ceart, Direção de Ensino de Graduação (DEG), Coordenação de Estágio e Comitê de Estágio do Ceart
Contato para dúvidas: cest.ceart@udesc.br
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350