Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/05/2019-13h33

Udesc promove recital e masterclass com violinista norte-americano e pianista brasileiro

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe nos dias 29 e 30 de maio o violinista norte-americano Timothy Schwarz e o pianista brasileiro Ney Fialkow. Ambos realizam masterclass e recital de violino e piano no O Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

No dia 29 de maio será realizada a masterclass de cada instrumento, conforme programação a seguir. Acadêmicos dos cursos de Música participarão como intérpretes, mas a atividade é aberta aos demais interessados.

  • Masterclass de violino | 14h – Sala 13 do Departamento de Música (DMU)
  • Masterclass de piano | 15h – Auditório do DMU

Já no dia 30, às 20h, os músicos realizam um recital de piano e violino no auditório do Departamento de Música (DMU). No programa, as obras “Sonata em Dó Menor para Violino e Teclado”, de Bach; “Sonata para Violino e Piano”, de Claude Debussy; e “Sonata para Violino e Piano em Lá Maior op. 47”, de Beethoven.

Os eventos são promovidos pelos programas de extensão Pianíssimo e Udesc Musical, do Departamento de Música da Udesc.

Sobre os músicos



Timothy Schwarz

Desde sua estreia aos 9 anos como solista frente a Orquestra da Filadélfia (EUA), o violinista Timothy Schwarz tem sido aclamado por suas “vibrantes performances” (Rome News) e “técnica inquestionável” (Buffalo Times). Timothy Schwarz tem se apresentado regularmente na Europa, Ásia e Américas como solista e camerista. Suas gravações incluem o recente lançamento do CD Anthems from Prometheus (Albany Records) que foi destacado pela crítica como “cativante do início ao fim” (Fanfare Magazine).

A temporada de 2018-2019 inclui recitais e masterclasses no Reino Unido, Itália, Brasil, Colômbia e em várias partes dos Estados Unidos. Timothy Schwarz é professor assistente e chefe do setor de Cordas da Rowan University (EUA) e também é diretor e fundador da Techne Music, uma série de concertos e masterclasses de verão. Realizou mestrado em Música no Peabody Conservatory e doutorado na Temple University. Seu violino, adquirido em 2014, é um J. B. Vuillaume confeccionado em 1830.

Ney Fialkow

Premiado em diversos concursos, destacando-se o título de melhor pianista do 7º Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, o pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Tem conciliado carreira de solista e camerista com a atividade de professor titular do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, onde é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música.

Suas aparições como solista e camerista têm cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e no exterior e suas masterclasses tem sido apreciadas por jovens pianistas de diversos países. Em 2016 fez sua estreia em Paris, na Sala Cortot em duo pianístico com Guigla Katsarava. Lançou os CD Metamorfora e Fantasy nos EUA em parceria com o baixista Marcos Machado. Ao lado do violinista Cármelo de los Santos gravou o premiado CD “Sonatas Brasileiras”. Em 2019 realizou turnê de recitais solo e masterclasses por diversas cidades norte-americanas.


Serviço:


O QUE: Recital e masterclass com Timothy Schwarz (violino) e Ney Fialkow (piano).
QUANDO: Masterclass em 29 de maio (violino às 14h na Sala 13 do DMU e piano às 15h no Auditório do DMU) + Recital em 30 de maio, às 20h.
ONDE: Centro de Artes da Udesc, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h