Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/10/2019-16h05

Udesc promove roda de conversa sobre câncer de mama na próxima quinta

Bate papo contará com depoimentos de pessoas diagnósticadas com câncer de mama

Na próxima quinta-feira, 31, às 17h, a  Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH)da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza o evento “Chá com Bolo: Compartilhando histórias e aprendizados”.

Gratuita e aberta ao público, a ação faz parte da campanha Outubro Rosa e ocorrerá na Sala Dinâmica da Biblioteca Central, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A iniciativa busca alertar sobre a importância do exame preventivo, os riscos e os tratamentos para a doença. A conversa contará com depoimentos das servidoras Hellen Fabiana Camassola Ghislandi (aposentada) e Dayane Junges de Abreu, do Setor de Fiscalização e Documentos (Sefis).

A coordenadora do CDH, Maristela Coelho, explica que o bate-papo proporciona um ambiente mais acolhedor do que uma palestra. “A ideia é que os participantes se sintam mais à vontade para se abrir, expor suas dúvidas ou fazer relatos”, afirma.

Maristela reforça que, ao fazer a inscrição, o participante pode manifestar seu interesse em apenas ouvir, falar ou fazer um depoimento. “A roda de conversa é voltada à comunidade acadêmica, mas qualquer pessoa da comunidade pode se inscrever e será bem-vinda”.




Câncer de mama no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo e não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é difícil detectar a doença precocemente.

A política de alerta à saúde das mamas destaca a importância do diagnóstico precoce e busca orientar a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais do câncer de mama. Quanto mais cedo for identificado, maiores as chances de  sucesso no tratamento. É importante que toda mulher faça a mamografia de dois em dois anos.

Serviço

O QUÊ: Roda de Conversa e Chá com Bolo sobre câncer de mama
QUANDO: Quinta-feira, 31 de outubro, às 17h.
ONDE: Sala Dinâmica na Biblioteca Central, Av. Madre Benvenuta, 2007, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Bate papo contará com depoimentos de pessoas diagnósticadas com câncer de mama
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h