Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/03/2015-17h48

Udesc promoverá palestras sobre ritmos nordestinos e composição brasileira contemporânea na Capital

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá duas palestras nos próximos dias, gratuitas e abertas ao público, no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis.

A primeira será nesta sexta-feira, 27, às 13h30, com Eduardo Visconti, que é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e tem ampla atuação em pesquisas sobre guitarra elétrica no Brasil, em música pernambucana e com histórico de apresentações ao lado de grandes nomes da música popular.

Na palestra, Visconti falará sobre a execução de ritmos nordestinos na guitarra elétrica, como frevo e baião, na Sala 3 do Departamento de Música da Udesc Ceart.

Já a professora, compositora e pianista Marisa Rezende, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará uma palestra sobre composição brasileira contemporânea na próxima terça-feira, 31, às 17h30, no Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart.

"O conteúdo parte da minha experiência de vida, de quem participou da implantação da pós-graduação em Música, no Brasil, há quase 40 anos. E de quem viveu ensinando em universidades, orientando e pensando muito sobre perspectivas e desafios de nossos alunos", explica Marisa.

Sobre os palestrantes

O professor Eduardo Visconti tem graduação em Música Popular e mestrado e doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de pós-doutorado na área temática de Música pela Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente, é professor efetivo de Guitarra Elétrica e Prática em Conjunto na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) e integrante do Trio Freveribe, grupo de música brasileira instrumental com composições autorais baseadas em gêneros pernambucanos.

Marisa Rezende obteve mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia e pós-doutorado na Universidade de Keele, da Inglaterra. Entre 1987 e 2002, atuou como professora titular de Composição na Escola de Música da UFRJ, onde fundou, em 1989, o Grupo Música Nova, que produz a estreia de composições brasileiras.

Também participa ativamente dos principais eventos de música brasileiros, além de ter gravado obras e executado composições em eventos no exterior.

Serviço:

O QUÊ: Palestra "Adaptações à Brasileira: Algumas possibilidades de execução de frevo e baião na guitarra elétrica", com o professor Eduardo Visconti, da Ufpe.
QUANDO: Sexta-feira, 27, sexta-feira, às 13h30.
ONDE: Sala 3 do Departamento de Música da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

O QUÊ: Palestra "Trocando Ideias", com a professora Marisa Rezende, da UFRJ.
QUANDO: Terça-feira, 31, às 17h30.
ONDE: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h