Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2021-15h29

Udesc realiza 2° Festival de Teatro José Ronaldo Faleiro a partir de segunda

O evento acontecerá online na Semana do Calouro e da Caloura da Udesc Ceart

A Cia. Mosca, grupo de teatro formado por estudantes do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai realizar a 2ª edição do Festival de Teatro José Ronaldo Faleiro. Feito por estudantes e para estudantes, o evento foi criado para formar uma rede de apoio entre os universitários de Teatro. O festival acontece entre 31 de maio e 18 de junho, e faz parte da Semana da Caloura e do Calouro da Udesc Ceart.

Em coprodução com o grupo de pesquisa teatral Aqueles que Dizem Não, também do DAC, e em parceria com a Direção Geral do Ceart, a equipe de produção selecionou sete apresentações inscritas no festival, todas feitas por grupos da Udesc e realizados durante a pandemia da Covid-19.

O produtor executivo Nicolas Lopes, estudante do 9° período de Teatro, explica que as equipes organizadoras não puderam realizar uma curadoria ideal, porque ainda não possuem os aparatos e conhecimentos técnicos necessários, mas usaram critérios básicos de seleção, baseados em outros festivais locais.

Um dos critérios foi o tema proposto pelos inscritos para o debate temático, questões para serem discutidas com o público após cada apresentação. O debate é uma adaptação virtual das rodas de conversa que acontecem em algumas exibições presenciais, em que artistas e público debatem o assunto proposto no espetáculo. Para adequar o festival ao meio online, a Cia Mosca utilizou a experiência profissional fora da universidade, a observação de como outros grupos se apresentavam durante o isolamento social, e o aprendizado na graduação sobre como fazer teatro de modo remoto. 

Mesmo com as adaptações, o evento vai continuar a tradição de premiar um professor ou técnico do departamento. Neste ano, a homenageada é professora e chefe do departamento de Artes Cênicas, Fátima Costa de Lima. Nicolas Lopes diz que todos da Cia. Mosca e do grupo de Aqueles que Dizem Não escolheram a professora em consenso, devido à importância que ela tem na pesquisa acadêmica e na sala de aula. “Este ano, em específico, a Fátima se mostrou uma grande articuladora política dentro da universidade. Ela está ali, apoia os estudantes, ocupa os lugares”, completa.

O 2° Festival de Teatro José Ronaldo Faleiro vai acontecer por meio do Mosca TV, canal no Youtube do grupo da Udesc Ceart. A programação completa por meio do site do evento e na galeria de imagens, abaixo.

Para mais informações, acompanhe o Instagram do festival

Sobre o Festival
O Festival José Ronaldo Faleiro é uma proposta de circulação e difusão dos trabalhos artísticos elaborados no curso de Teatro da Udesc, entre graduação e pós-graduação. Os estudantes organizaram uma rede cooperativa, composta por grupos de teatro independentes e de origem universitária, como forma de criar parcerias de trabalho e profissionalização. Um dos objetivos principais é aumentar o acesso da comunidade ao teatro produzido dentro da universidade, além de apresentar os trabalhos do curso aos calouros. 

Os estudantes fundadores explicam que o festival recebeu o nome do professor Dr. José Ronaldo Faleiro, titular da disciplina Direção Teatral da Licenciatura em Teatro da Udesc, para homenagear e agradecer “aos seus longos anos de ensino, articulação e apoio às montagens teatrais estudantis”. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h