Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/08/2018-14h13

Udesc realiza 3° Seminário de Música Contemporânea em 14 e 15 de agosto

Com o tema “Música Contemporânea - gestualidade, tempo e sonoridade”, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza pela terceira vez o Seminário de Música Contemporânea nos dias 14 e 15 de agosto, com entrada gratuita e aberta ao público.

O evento, que ocorre no auditório do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes (Ceart), traz apresentações de música de câmara, concertos e também palestras sobre composição musical e pesquisas acadêmicas. As inscrições podem ser realizadas no local, no dia do evento, ou antecipadamente pelo e-mail bernardetecastelan@gmail.com. Confira a programação completa. 

Programação


Logo após a recepção de abertura às 10h30, no dia 14 de agosto, o Duo Castelan & Barros, formado pelos pianistas Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros fazem a primeira apresentação junto do Duo Jarvis & Twichell, formado por Adriana Jarvis e Hans Twichell. Durante o primeiro dia de seminário e apresentações, o tema principal será trabalhado através de sessões e concertos diferenciados. Entre os convidados estão a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Cláudia Assis, ao piano, e o violoncelista Miguel Rocha, do Conservatório do Porto, de Portugal.

Após as apresentações o primeiro dia do Seminário é composto também por uma palestra com o professor da Udesc e compositor Acácio Piedade. Logo após será realizado uma aula aberta sobre o tema “Leitura/Interpretação: técnicas extendidas para piano e violoncelo”, com Ana Cláudia Assis e Miguel Rocha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para finalizar o primeiro dia, às 19h30, os músicos William Teixeira, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Thais Nicolau, da Udesc, farão um concerto solo e um duo de violoncelo e piano.

O segundo dia, 15 de agosto, inicia com uma palestra sobre a relação entre compositor e obra com o professor da Udesc, Luigi Antonio Irlandini; logo após é o momento de William Teixeira (UFMS) falar sobre “Uma perspectiva transmodal do gesto musical”. A programação da manhã finaliza com recital de Arilton Medeiros, Camila Zerbinatti e Weliton Carvalho.

No Início da tarde, para tratar de “Gestualidade, Tempo e Sonoridade”, a mesa redonda com o mesmo nome abordará o ponto de vista do compositor e do intérprete. Compondo a mesa estarão os professores Luigi Antonio Irlandini e Maurício Zamith da Udesc, junto de Ana Cláudia Assis (UFMG), Miguel Rocha da Universidade do Porto e William Teixeira (UFMS). 

Após a mostra de pesquisas sobre processos criativos em Música, será realizada uma palestra sobre pesquisas artísticas com Bernardete Castelan Póvoas, Leonardo Piermartiri e Luis Cláudio Barros. Para finalizar o Seminário, o Duo Sigma, formado pela pianista AnaCláudia Assis e o violoncelista Miguel Rocha, apresentam um concerto com composições de Ferraz, Victorio, Reiprich, Peixinho, Oliveira.

Serviço:


O QUÊ: 3° Seminário de Música Contemporânea.
QUANDO: Dias 14 e 15 de agosto.
ONDE: Centro de Artes da Udesc.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.
INSCRIÇÕES: Antecipadamente pelo e-mail bernardetecastelan@gmail.com ou no local, no dia do evento. 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA: Confira aqui.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Notícia atualizada em 09/08/2018, às 17h13.

galeria de downloads
galeria de imagens
  • III Seminário de Música Contemporânea 2018
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h