Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/10/2021-14h15

Udesc realiza a 10ª edição do evento A Luz em Cena a partir de terça-feira

São 10 anos de experiência e em 2021 de forma on-line o evento quer chegar mais longe

Imagem: Divulgação.
Marcado para acontecer de 26 a 30 de outubro de 2021, o evento “A Luz Em Cena” chega à 10ª edição em 2021. Realizado pelo Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) as atividades acontecerão de forma virtual, pelo canal do Luz Laboratório no YouTube. A abertura oficial acontece dia 26, terça-feira, às 20h.

Para quem não sabe, desde 2005 o evento é realizado pela Udesc Ceart, por meio de uma ação do Programa de Extensão LUZ Laboratório Universitário de Tecnologia Cênica do Departamento de Artes Cênicas, coordenado pelo professor José Ronaldo Faleiro e pelo técnico universitário Ivo Godois, que é coordenador-geral do evento e do espaço LUZ Laboratório Cênico, do Departamento de Artes Cênicas (DAC).

Neste ano, a edição tem como tema as reflexões sobre as transformações no campo da luz em cena ao longo dos tempos a partir do encontro entre laboratórios universitários de iluminação cênica, pesquisadores e professores das áreas relacionadas às Pedagogias e Poéticas Cenográficas. O objetivo é discutir os processos criativos e técnicos, e compartilhar experiências de formação, com o diálogo sobre as mudanças geradas pelas inovações tecnológicas e pelas alterações sofridas em decorrência da pandemia nos processos artísticos e de aprendizagem.

“Em 2021, A Luz Em Cena pretende reduzir as distâncias impostas e aproximar os profissionais das áreas cenográficas. Buscamos debater e construir estudos ou saberes sobre os diversos aspectos artísticos, entre eles a iluminação, cenografia, figurino, sonoridade e demais elementos criativos para o desenho cênico”, completa Ivo que diz que por ser um evento virtual, no 10º pretende-se chegar mais longe, permitindo que pessoas que não puderam estar em edições passadas, participem.

Finalizando, Godois faz o convite: “Venha, se conecte às plataformas digitais e redes sociais do LUZ Laboratório da UDESC, interaja, pergunte. Proponha junto ao evento A Luz em Cena novos saberes e troque os seus saberes conosco para que juntos possamos visualizar novos rumos para as áreas cenográficas”.

Programação
A programação conta com a realização do Seminário de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, que acontecerá durante o período das tardes do evento. O seminário propõe debates relacionados ao ensino e à pesquisa no campo da iluminação cênica.

Nas manhãs e noites, entre os dias 26 e 30 de outubro, a programação está repleta de mesas de conversas e debates sobre os diferentes aspectos relacionados à iluminação, entre eles memória, ensino e espaços históricos.

Links importantes
Acesse a programação completa clicando aqui
Ligue o lembrete para o evento no canal do YouTube do Luz Laboratório
Mais informações no Instagram do Luz, ou se preferir acesse o site.

Na galeria abaixo, confira o material de divulgação.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 





galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h