Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/04/2019-15h26

Udesc realiza conferência internacional sobre neurodiversidade e negritude com professora do Canadá

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza na próxima terça, 23 de abril, uma conferência com a professora Erin Manning, da Concordia University, localizada em Montreal, no Canadá. Com o título Fugidiamente/Aproximadamente a palestra aborda a o entrelaçamento filosófico das noções de neurodiversidade e negritude.

Com tradução simultânea do inglês para o português, a conferência é organizada pelo Laboratório de Ensaios e Imprevistos (Labei) e pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes (Ceart) da Udesc. O encontro será às 17h30 no Auditório do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart, com certificação de 3h para os participantes. Não necessita inscrição prévia no evento.

A conferência em forma de palestra discutirá os trabalhos realizados no SenseLab, laboratório coordenado pela ministrante. Por meio da prática de thresholding (método de segmentação de imagens) é questionado os limites da neurotipicidade e artisticidade em processos coletivos. Ainda analisa o potencial criativo de processos que orientam para uma noção de proximidade e como estes compõem com as socialidades ‘menores’.

No dia 24 de abril também será organizado um grupo de estudos com a professora Manning onde serão discutidos os textos What things do when they shape each other e Políticas do toque. Para obter os materiais de leitura previamente, entre em contato pelo seguinte e-mail: lab.de.imprevistos@gmail.com

Sobre a ministrante

Erin Manning é uma artista multidisciplinar com ênfase em práticas têxteis e escultóricas. Professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Concordia em Montreal, Canadá. É a fundadora do SenseLab, laboratório que explora as interseções entre prática artística e filosofia através da matriz do corpo em movimento.

Seus projetos de arte atuais focam no conceito de gestos em relação à cor e ao movimento. Realizou exposições de arte por todo o mundo, entre as principais estão Bienais em Sydney e Moscou; Museu de Arte de Vancouver; Museu McCord em Montreal e Casa das Culturas do Mundo em Berlim.

Serviço:
O QUÊ: Conferência Fugidiamente/Aproximadamente com a professora Erin Manning.
QUANDO: Dia 23 de abril, às 17h30.
ONDE: No Auditório do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h