Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/07/2016-17h36

Udesc realiza em agosto aula inaugural da pós-graduação em Teatro com presença de pesquisadora russa

Aimar Labaki e Elena Vássina, autores do livro  “Stanislávski: vida, obra e Sistema”. Foto: Divulgação
O Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza no dia 9 de agosto a aula inaugural do segundo semestre dos cursos de mestrado e doutorado. A convidada é a teatróloga e pesquisadora russa Elena Vássina, atualmente professora na Universidade de São Paulo (USP), que irá proferir uma palestra e lançar um livro sobre o Sistema de Stanlislávski.

Palestra: "Sistema de Stanlislávski: work in progress"

Na palestra, que ocorre às 14h30 no auditório do Centro de Artes (Ceart) da Udesc, a palestrante abordará o Sistema Stanislávski, que consiste em uma série de procedimentos de interpretação do ator, desenvolvido pelo russo Stanislávski – nome artístico adotado por Konstantin Serguéievitch Alekséiev, ator, diretor, e escritor de grande destaque entre os séculos 19 e 20.

“O objetivo da palestra é uma visão histórica e teórica sobre o sistema de Stanislávski, sobre a revolução estética realizada por ele na arte de interpretação e encenação e, também, os desdobramentos do legado de Stanislávski no teatro atual”, afirma Elena Vássina.

“Stanislávski escreveu muito, e seu famoso Sistema jamais foi concluído. Muitos de seus textos ficaram em fragmentos e esboços. Grande parte desse material só veio a público após o fim da União Soviética. Desde então, os estudiosos russos buscam recuperar a forma e o espírito do Sistema tal como o teria estruturado o próprio Stanislávski”, complementa.

Lançamento do livro: “Stanislávski: vida, obra e Sistema”

De autoria de Elena Vássina e Aimar Labaki, a obra será lançada, em Florianópolis, após a palestra, no auditório da Udesc Ceart. O livro, que foi lançado em março no Rio de Janeiro e em São Paulo pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), foi elaborado a partir da seleção e tradução do material desenvolvido por Stanislávski.

“Konstantin Stanislávski é daqueles nomes que são reconhecidos muito além do círculo dos profissionais das artes. Sua obra mudou o entendimento e a prática teatrais na mesma medida em que Darwin, Marx e Freud alteraram nossa compreensão do mundo em que vivemos”, afirmam os autores.

A publicação de 344 páginas procura explicar e exemplificar as diversas fases do sistema, em suas facetas teóricas e práticas, bem como identificar suas raízes externas ao teatro – ioga, psicologia, etc.

A obra, inédita em português, inclui recortes dos cadernos de anotações, registros dos ensaios, cartas, além de depoimentos e memórias dos atores, diretores, colegas e discípulos de Stanislávski. A partir da seleção e tradução desse material, o livro estrutura-se de maneira a possibilitar uma visão da formação e evolução histórica do sistema, bem como uma compreensão clara de cada um de seus estágios.

Sobre Elena Vássina

Teatróloga e pesquisadora russa, com doutorado e pós-doutorado pelo Instituto de Pesquisa da Arte, em Moscou (Rússia), Elena Vássina é autora de múltiplos ensaios dedicados à analise dos problemas da linguagem artística do teatro do século 20, à poética do drama moderno e à historia do teatro russo.

Na literatura, é uma das organizadoras dos livros “Tipologia do simbolismo nas culturas russa e ocidental” (2005) e “Teatro russo: literatura e espetáculo” (2011); tradutora de “O cadáver vivo”, de L. Tolstói (2007); e uma das autoras de “Stanislávski: vida, obra e Sistema” (2015), entre outras obras.

Pesquisadora do sistema de K. Stanislávski, ela já ministrou vários cursos sobre teoria e prática das vanguardas teatrais russas no Brasil e no exterior. Atualmente trabalha como professora da USP, participando nos projetos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa.

Serviço:

O QUÊ: Palestra "Sistema de Stanlislávski: work in progress", com Elena Vássina.
QUANDO: 09 de agosto, às 14h30.
ONDE: Auditório da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Florianópolis/SC.

O QUÊ: Lançamento do livro “Stanislávski: vida, obra e Sistema”, de Aimar Labaki e Elena Vássina.
QUANDO: 09 de agosto, após a palestra.
ONDE: Auditório da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Florianópolis/SC.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h