Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/11/2019-14h34

Udesc realiza encontro com dramaturga Dione Carlos de 29 de novembro a 1 de dezembro

Foto: Divulgação
O programa de extensão “Encontro com Dramaturgo”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza de 29 de novembro ​a 1 de dezembro palestra e oficina de escrita teatral do tema “Dramaturgias de autoria negra: caminhos e desafios”, com a dramaturga Dione Carlos.

A palestra acontece no dia 29, às 19h, na sala Teatro e Educação do Centro de Artes (Ceart) da Udesc.

Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a oficina de Escrita Teatral será realizada no mesmo local. No sábado ocorre das 10h às 17h, com intervalo das 13h às 14h, já no domingo, a continuação será das 10h às 14h.  Inscrições para a oficina podem ser realizadas pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com


Sobre o programa

Coordenado pelo professor Stephan Baumgartel, o projeto Encontro com Dramaturgo existe desde 2011 e traz importantes nomes nacionais e internacionais para discutir a dramaturgia contemporânea. Além do ciclo de palestras e oficinas oferecidas, o projeto conta ainda com laboratório de criação de textos teatrais; oficinas para formação de professores da rede pública; e o evento Café Dramatúrgico, onde são realizadas leituras de textos teatrais contemporâneos e discussões.


Sobre Dione Carlos

Dione Carlos é dramaturga formada pela SP Escola de Teatro. Cursou Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Atua como dramaturga em parceria com cias de teatro. É orientadora artística do Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Santo André e dramaturga convidada do projeto espetáculo da Fábrica de Cultura da Brasilândia. Possui quinze textos encenados, publicações em revistas, sites e coletâneas de dramaturgia. Assina as obras: Sete; Baguá; Mátria; Oriki; Bonita; Mamute; Titio; Sereias; Baquaqua; Revoltar; Kaim; Ialodês; Black Brecht- E se Brecht fosse negro; Narrativas em disputa- Sertanias, dentro do projeto de ocupação do Museu do Ipiranga com o texto Malungu, ngoma vem- Do ouro ao nióbio; Imperatrizes.

Foi convidada pela Embaixada do Brasil na Grécia para representar o Brasil no Dia Internacional da Língua Portuguesa, tendo palestrado no Museu da Ácropole em Atenas, em maio de 2019. Lançou seu primeiro livro em 2017: Dramaturgias do Front, com três peças. Em 2019, integrou a publicação Dramaturgia Negra, com o texto Ialodês, escrito para a Cia Capulanas de Arte Negra. Responsável pela curadoria das ações formativas do Festival Ibero Americano de Artes Cênicas Mirada, em Santos, na edição de 2018. Curadora do evento Dramaturgias II, em 2019.  Curadora do Fentepira-2019.


Serviço:

O QUE: Encontro com o Dramaturgo - Palestra com Dione Carlos.
ONDE: Sala Teatro e Educação da Udesc Ceart.
QUANDO: 29 de novembro, às 19h.
QUANTO: Gratuito e Aberto ao público.
+
O QUE: Encontro com o Dramaturgo - Oficinas de Escrita teatral com Dione Carlos.
ONDE: Sala Teatro e Educação da Udesc Ceart.
QUANDO: Dia 30 de novembro, sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Dia 01 de dezembro, domingo, das 10h às 14h.
QUANTO: Gratuito e Aberto ao público. Inscrições para a oficina podem ser realizadas pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com

Assesoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h