Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/06/2019-16h23

Udesc realiza encontro com dramaturga Paula Autran de 28 a 30 de junho

O programa de extensão “Encontro com Dramaturgo”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza de 28 a 30 de junho palestra e oficina sobre dramaturgia contemporânea com Paula Autran. As atividades ocorrem no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis, e são gratuitas e voltadas para interessados em geral com idade a partir de 14 anos.

Palestra


Intitulada “A contribuição do Seminário de dramaturgia do Teatro de Arena na moderna dramaturgia brasileira”, a palestra ocorre nesta sexta-feira, 28, às 18h30 na sala básica 7 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc.

Na palestra serão abordadas a formação e a novidade, tanto temática quanto formal, do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena que formou a base para a ideia da moderna dramaturgia brasileira. A palestra partirá da dissertação de mestrado “Teoria e Prática do Seminário de dramaturgia do teatro de arena”, de autoria da palestrante, que foi transformada em livro e lançada em 2015 pela Dobra Editorial.

Oficina


O tema da oficina será “A escrita do texto teatral e a alteridade: como criar esse outro de mim mesmo?”. Os encontros ocorrem no final de semana, sábado, 29, e domingo, 30, das 10h às 13h, na sala de Cenografia do Departamento de Artes Cênicas.

Para a oficina são disponibilizadas 15 vagas. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com, enviando uma breve carta de intenções.

A oficina tem como objetivo central fazer os alunos experienciarem por meio de exercícios práticos e de explanações teóricas algumas das características da escrita teatral. “Para isso iremos centrar nosso foco na questão da alteridade: como escrever dando voz a esse outro que é o personagem teatral? Como exercitar esse sair de si para criar dialeticamente um outro que também carrega tanto de mim?”, afirma a ministrante.

Paula Autran


Paula Autran é mestre e doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação de Sérgio Carvalho, com a dissertação intitulada “Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena” e a tese “O Pensamento Dramatúrgico de Augusto Boal. As Lições de Dramaturgia da Escola de Arte Dramática (EAD)”.

Possui graduação em História (USP) e em Jornalismo (PUC/SP). É professora de dramaturgia, tendo ministrado aulas no Brasil e em Portugal, ao longo dos últimos 15 anos. É escritora com nove livros publicados, entre eles “Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena”. É dramaturga com dez peças encenadas. É colaboradora do jornal O Estado de São Paulo. Tem o canal de youtube “Que história é essa?” por Paula Autran, onde divulga seus vídeos sobre a arte da escrita.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h