Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/04/2017-16h58

Udesc realiza encontro de pesquisa e extensão em Música e Educação

Encontro de Pesquisa e Extensão do MusE acontece todos os anos, no primeiro semestre Foto: Udesc/Divulgação
O Grupo de Pesquisa Música e Educação (MusE) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza nos dias 27, 28 e 29 de abril a sétima edição do Encontro de Pesquisa e Extensão do MusE, que trará o tema Formação e atuação de professores de Música a ser debatido em palestras, mesas redondas, grupos de trabalhos e oficinas.

As inscrições para participação no evento e para as três oficinas ofertadas estão abertas e devem ser efetuadas através do formulário online disponibilizado na página do encontro. O evento ocorrerá no Departamento de Música (DMU) e no Bloco Amarelo da Udesc Ceart.

A oficina Música no Ensino Médio: desafios e possibilidades será ministrada pela professora Vanilda Macedo, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O objetivo é discutir sobre desafios e possibilidades do ensino e da aprendizagem musical no Ensino Médio e proporcionar um espaço de troca de experiências e reflexões acerca do ensino de música para jovens na escola, além de discutir questões sobre a música no currícuo escolar do “Novo Ensino Médio”.

Fábio Medeiros, professor do Senac e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é quem vai coordenar a oficina Tecnologias na Educação Musical, que vai apresentar ferramentas que permitam contribuir para a inclusão dos recursos tecnológicos como instrumentos pedagógicos culturais.

Já Práticas musicais para grupos vocais infantis, ministrada pela professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Cristiane Ferronato, vai abordar ações visando a ampliação do conhecimento vocal infantil, entendendo a voz como instrumento musical, elemento de identidade e expressividade, além de associar o uso da voz a partir da consciência sobre o corpo visando ampliar a musicalidade e a autonomia artística dos jovens cantores.

Além da presença dos ministrantes das oficinas, o evento também contará com a presença de professores de outras universidades como Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e de docentes do Departamento de Música (DMU) da Udesc Ceart. Todas as oficinas ocorrerão simultaneamente nos dias e horários especificados na programação, que pode ser conferida no site do MusE.

Sobre o MusE

O grupo de pesquisa MUSE – Música e Educação tem como principal objetivo desenvolver atividades de pesquisa relacionadas ao ensino de música nos mais diversos contextos.  A música na educação formal, informal, e não formal faz parte do universo investigativo deste grupo de pesquisa. As ações do grupo estão dirigidas para diversas modalidades de pesquisa, abrangendo, também, ações de extensão e atividades de ensino.

Os participantes do grupo, pesquisadores, professores, estudantes de graduação (licenciatura e bacharelado em música) e pós-graduação (mestrado em música), desenvolvem seus trabalhos numa perspectiva integrada. Além das atividades específicas de cada núcleo de trabalho, e de cada pesquisa em andamento, o grupo mantém uma discussão permanente entre os seus membros através de reuniões presenciais e virtuais.

Serviço:
O QUÊ: 7º Encontro de Pesquisa e Extensão do Grupo Música e Educação (MusE).
QUANDO: 27 a 29 de abril.
ONDE: Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes da Udesc, Av. Madre Benvenuta 1900, Florianópolis
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h