Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/08/2017-15h04

Udesc realiza encontro de pesquisa sobre educação, arte e inclusão nesta semana

Formação de professores, acessibilidade cultural e teatro em libras serão alguns dos temas do evento. Foto: Div.

O grupo de pesquisa Educação, Artes e Inclusão, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza, em 30 e 31 de agosto, o 13º Encontro de Pesquisa com o tema "A inclusão vista por diferentes ângulos: subsídios para o ensino de Arte e para a Educação".

O evento ocorrerá no Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis. As inscrições podem ser realizadas pelo preenchimento do formulário de inscrição online e a programação completa pode ser conferida no site.

Durante o encontro, serão debatidos temas como a formação de professores nas licenciaturas; inclusão e acessibilidade cultural; poesia, arte e teatro em Libras.

Três oficinas estão previstas: "O aprendizado do português como segunda língua para surdos", "Desenho universal para aprendizagem" e "Produção de jogos e materiais adaptados". Trabalhos desenvolvidos na área também serão apresentados.

O grupo de pesquisa que promove o evento tem desenvolvido projetos na área do ensino de arte, formação de professores, educação a distância, e inclusão em diferentes linguagens, voltadas para os contextos educativos, ao público com deficiência em escolas regulares, museus e organizações não governamentais (ONGs) no Brasil, Espanha e na América Latina.

"Esperamos que, através da divulgação das pesquisas, das oficinas, dos relatos de experiências e dos projetos apresentados/debatidos no evento, estes possam proporcionar aos participantes uma efetiva troca de conhecimentos e de experiências, promovendo o avanço dos processos que envolvem a inclusão tanto na Arte quanto na Educação", informa o grupo de pesquisa.

O evento é coordenado pelas professoras Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, docente nos programas de pós-graduação em Artes Visuais e Educação da Udesc, e Valeria Metrowsky Alvarenga, docente na Secretaria do Estado da Educação e doutoranda em Artes Visuais pela Udesc. Participam da equipe as professoras Fabiola Sucupira Ferreira Sell, do Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc, em Joinville; Geisa Letícia Kempfer Bock e Natália Schleder Rigo, do Centro de Educação a Distância (Udesc Cead), e Regina Finck Schambeck, da Udesc Ceart.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail encontro.cead@udesc.br e pelo telefone (48) 3364-8471.

Serviço:

O QUÊ: 13º Encontro do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão.
QUANDO: 30 e 31 de agosto.
ONDE: Auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, no Bloco Amarelo da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
INSCRIÇÕES: Pelo formulário online.
+ INFORMAÇÕES: Site do evento.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • GP Educação, Arte e Inclusão
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h