Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/11/2022-15h03

Udesc realiza encontros sobre educação musical de 23 a 25 de novembro

Imagem: Divulgação
O Grupo de Pesquisa Música e Educação (MusE), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Associação Brasileira de Educação Musical (Abem), realiza de 23 a 25 de novembro o 20º Encontro Regional Sul da Abem e o 12º Encontro de Pesquisa e Extensão do Grupo MusE.

Coordenado pelos professores Eduardo Pacheco, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), e Maira Ana Kandler, do Departamento de Música (DMU) da Udesc, o evento ocorrerá em formato online, por meio de conferência e mesas-redondas realizadas em formato de lives e transmitidas pelo canal da Abem no Youtube, além de cursos e grupos de trabalho que acontecerão na plataforma Teams. 

O tema dos encontros será sobre “Educação musical em redes: desafios e diálogos contemporâneos”. Podem participar os interessados na área da educação musical, professores e estudantes de cursos da graduação e pós-graduação em Música.

O evento tem o objetivo de congregar e promover a divulgação de conhecimentos, debates e troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes da educação musical que atuam nos diversos níveis e contextos de ensino. “Nosso principal propósito é promover a educação musical no Brasil, contribuindo para que o ensino esteja presente de forma sistemática e com qualidade nos diversos sistemas educacionais brasileiros”, reitera Maira Ana Kandler.

Interessados podem se inscrever previamente no site da Abem. Será disponibilizado certificado de 20h para os participantes. 

Programação


Conferência de Abertura: 23/11, 18h30: Educação Musical em redes: desafios e diálogos contemporâneos
Com Profa. Flávia Candusso (UFBA). Mediação: Profa. Sandra Cunha (Udesc);

Mesa 1: 24 /1114h: Educação Musical e diálogos contemporâneos: ações de ensino, pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa MusE
Com: Prof. Sérgio Figueiredo (Udesc), Profa. Maira Ana Kandler (Udesc) e Profa. Regina Finck Schambeck (Udesc). Mediação: Prof. Eduardo Pacheco (UERGS).

Mesa 2: 24 /1118h: Desafios contemporâneos do ensino de música em contexto diversos
Com Prof. Diih Neques Alabe (Udesc), Prof. José Everton Rozzini (UFPEL) e Profa. Djenane Vieira (Rede Municipal de Educação de Jundiaí). Mediação: Professora Magali Kleber (UEL).

Mesa 3: 25 /11, 14h: BNCC e ensino de música na educação básica
Com Profa. Luciana Del -Ben (UFRGS), Profa. Marcus Medeiros (UFJF) e Profa. Sérgio Inácio Torres (Unesp). Mediação: Prof. Egon Eduardo Sebben (UEPG).

Fórum: 25/11, 9h: Fórum de Coordenadores/as dos Cursos de Música da Região Sul

+ Apresentações musicais, cursos e sessões de debates dos Grupos de Trabalho ao longo da programação.
 
Para mais informações acesse o site da Abem.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h