Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/12/2025-17h37

Udesc realiza evento de teatro catarinense em Lages

Programação ocorre de 5 a 7 de dezembro

Foto: Divulgação
O Laboratório Vivo do Teatro Catarinense (LabVivo), programa de extensão do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a 2ª edição do Encontro Memória Viva das Artes Cênicas Catarinenses. O evento ocorre de 5 a 7 de dezembro na sede da Matakiterani Associação Cultural, em Lages. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O encontro é uma realização do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc em parceria com a Federação Catarinense de Teatro (Fecate) e tem o objetivo de reunir artistas, estudantes e profissionais comprometidos com a valorização da história do teatro catarinense e da diversidade cultural. A programação inclui apresentações, entrevistas, aula aberta e exposição física.

No evento também acontece o lançamento do Museu Digital das Artes Cênicas Catarinenses (MUDAC), que expõe trabalhos inéditos elaborados pelo LabVivo.

Programação completa

5 de dezembro


Abertura Exposição Física MUDAC
Horário: 18h30
Local: Sede da Matakiterani Associação Cultural, no antigo Seminário – Av. Papa João XXIII, 1352 - Petrópolis, Lages - SC
Sinopse: Abertura e exposição física que apresenta uma seleção de documentos históricos do acervo doados pela Federação Catarinense de Teatro. A exposição acompanha todo o evento, oferecendo ao público acesso direto aos materiais exibidos, que também estarão integralmente disponíveis no lançamento do MUDAC.

Apresentação Artística “Encantados”
Grupo: Matakiterani Cia Teatral
Horário: 19h
Local: Sede da Matakiterani Associação Cultural
Sinopse: Nório é um homem que percorre o Sertão profundo. Seu espaço é um reduto onde ele vive no meio de muita gente, os vivos, os mortos e os Encantados. Nesse espaço surgem a partir de sua memória difusa personagens místicas da Guerra Sertaneja do Contestado.
Classificação indicativa: livre

6 de dezembro

Aula aberta “Memória, Constelação e Recordação” com Profº Dr. Ivan Delmanto
Horário: 9h30
Local: Sede da Matakiterani Associação Cultural
Duração: 1h30
Sinopse: Aula sobre as diferenças e contradições entre os conceitos da memória e de recordação. A importância da ideia de espaços de recordação e de constelação para possíveis traçados sobre a história do teatro no Brasil e em Santa Catarina.

Exibição do curta-metragem “A Revoada do Gralha Azul (1991)”
Grupo: Gralha Azul Teatro e direção de Lena Bastos e Cleide Albuquerque
Horário: 13h10
Local: Sede da Matakiterani Associação Cultural
Duração: 21 min
Sinopse: O filme conta parte da história do Grupo Gralha Azul Teatro. O Gralha foi criado no ano de 1978 vinculado ao Projeto Lageano de Popularização do Teatro, como atividade da administração popular “Lages – a Força do Povo” desenvolvida pela Prefeitura nos anos de 1976 a 1982. O documentário recupera a imagem de alguns espetáculos encenados e parte do elenco conta as histórias vividas naquele período.

Entrevista Aberta “Memória e Recordação do Teatro em Santa Catarina”
Participantes: Jairo Maciel, Jovani Santos (ACATE), Nini Beltrame e Guigui Fernandes (Menestrel Faze-Dô)
Horário: 13h11 (logo após a exibição do curta-metragem)
Local: Sede da Matakiterani Associação Cultural

Lançamento Museu Digital das Artes Cênicas Catarinenses (MUDAC)
Horário: das 17h às 18h30
Local: Sede da Matakiterani Associação Cultural
Sinopse: Lançamento oficial do MUDAC, acompanhado da exibição de materiais inéditos desenvolvidos pelo Projeto de Extensão LabVivo (Laboratório Vivo do Teatro/Udesc Ceart). A programação contempla uma apresentação conceitual do Museu e a divulgação de conteúdos do acervo selecionados especialmente para marcar o momento inaugural e seu posterior lançamento online.

Apresentação Artística “Território Ancestral”
Grupo: Fofoca Coletiva de Artes Cênicas
Horário: das 19h às 20h
Local: Sede da Matakiterani Associação Cultural
Sinopse: Território Ancestral é um espetáculo interativo inspirado na memória das mulheres que resistiram ao genocídio do Contestado, destacando seus nomes, vozes e lideranças. A cena se desenvolve em três espaços – recepção ritual, caixa de terra e ambiente externo – onde crianças e famílias são convidadas a brincar, tocar a terra e criar coletivamente. A cada apresentação, uma araucária é plantada, simbolizando o encontro entre arte, natureza, infância e futuro.
Classificação indicativa: livre

7 de dezembro

Memórias do Teatro Serrano: teatro amador, teatro de bonecas e teatro de rua

Mediação: Elaine Sallas – Presidente da Federação Catarinense de Teatro (Fecate)
Horário: das 9h10 às 12h
Local: Sede da Matakiterani Associação Cultural
Sinopse: Espaço de afeto, escuta e rede, será um momento de para adentrar nas histórias, memórias e trajetórias sobre o teatro no território serrano e suas variações.

Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h