Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/04/2017-18h20

Udesc realiza eventos na programação da Fashion Revolution Week, em Florianópolis

Evento "Arara Coletiva" realizado no Ceart, em 2016. Foto: Felipe Freitas
Dois eventos da programação da Fashion Revolution Week 2017 acontecem nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de abril, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A semana está sendo celebrada em mais de 90 países, de 24 a 30 de abril, e faz parte do movimento Fashion Revolution, que provoca reflexões sobre o consumo de itens de vestuário por meio de palestras, debates e outras atividades.

No dia 26, às 19h, no auditório do Bloco Amarelo, ocorre a mesa redonda Residuos: práticas, experiências e formas de lidar, com a professora do curso de Moda da Udesc Ceart Neide Schulte; Nara Guichon, do ateliê Têxtil Sustentável; Natália Veiga, do LONA Espaço Criativo; Luísa Bresolin, pesquisadora da área do Direito em Política nacional de resíduos sólidos; e Carina Zagonel, do Atelier de Ideias. No dia 27, às 18h30, na Arena da Udesc Ceart, será exibido o documentário The True Cost, seguido de debate sobre o tema do filme.

Mais informações sobre a programação da Fashion Revolution Week em Florianópolis na página do evento no Facebook.

Sobre o Fashion Revolution

O Fashion Revolution Day é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.

A moda é uma força a ser considerada. Ela inspira, provoca, conduz e cativa. O Fashion Revolution quer ajudar a tornar a moda uma força para o bem.“O Fashion Revolution Day promete ser uma das poucas campanhas verdadeiramente globais a surgir neste século”, diz Lola Young, criadora do Grupo Parlamentar de Todos os Partidos sobre Ética e Sustentabilidade na Moda no Reino Unido.

A co-fundadora do movimento, Orsola de Castro, completa: “Nós queremos que você pergunte: ‘Quem Fez Minhas Roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o ’fio condutor‘ do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. Esperamos que o Fashion Revolution Day inicie um processo de descoberta, aumentando a conscientização sobre o fato de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos”.

Serviço:
O QUÊ: Mesa redonda Residuos: práticas, experiências e formas de lidar e exibição do documentário The True Cost na Fashion Revolution Week
QUANDO: Mesa redonda no dia 26 de abril, às 19h e exibição do documentário dia 27 de abril. às 18h30.
ONDE:  Centro de Artes da Udesc, Avenida Madre Benvenuta, 1907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
*Com informações do site oficial do Fashion Revolution Brazil.

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h