Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/05/2019-18h38

Udesc realiza exposição de cerâmica no hall da Reitoria a partir desta terça

Foto: Laís Moser
Em parceria com o Centro de Artes (Ceart), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugura nesta terça-feira, 14, a exposição “Um Toque de Fogo” de Marina Takase. A exibição das obras cerâmicas, com formatos orgânicos e movimentos curvilíneos, no espaço expositivo Dora Dutra Bay (hall da Reitoria da Udesc) tem previsão de abertura para às 17h e as visitações podem ser realizadas até 10 de julho. 

Para desenvolver suas criações cerâmicas, Marina Takase utiliza a técnica Engobe, de origem indígena. A produção consiste em modelar manualmente as obras, realizar o acabamento e, após atingir o ponto de couro (quando a peça está mais firme), desenhar, pintar e esgrafitar a argila. Depois de secas, as peças são queimadas em um forno à lenha. O nome “Um Toque de Fogo” é uma homenagem da artista ao elemento parceiro durante o processo de acabamento das obras, que transforma a argila em cerâmica.

Os critérios de escolha da curadora e professora da Udesc Rosana Bortolin para selecionar os itens para a exposição foram o diálogo entre as obras, a qualidade formal e técnica, além da importância simbólica das peças. “As obras trazem em si a sensibilidade e a experiência da artista que nos compartilha com seu trabalho as vivências que teve no período em que morou no Japão e transitou pelo oriente. As influências orientais são visíveis nas linhas, nas cores e nas próprias técnicas de queimas ali utilizadas”, afirma a responsável pela curadoria. 

A argila, antes de ser queimada e transformada, é um material maleável que permite elaborar formas infinitas. No processo de criação de Marina, “às vezes faço como eu desejo e, outras vezes, a espontaneidade do movimento faz a forma”, relata a artista. Ela também conta que o diferencial do barro: “é um material que me possibilita trabalhar com os quatro elementos: água, terra, ar e fogo”. Para Rosana, "essa exposição pode oportunizar ao espectador, que estiver aberto para novas experiências, vivências estéticas únicas que revelam a “pele cintilante” da obra de Marina Takase".

A cerâmica é uma arte milenar, presente em diferentes eras do desenvolvimento da humanidade. De utilitários a formas de expressão e registros históricos, ela ainda é atual e pode ser empregada com métodos tradicionais reinventados pelas novas tecnologias. “A arte cerâmica transita pelas várias linguagens artísticas desde a performance, passando pelas intervenções urbanas e na paisagem, permeando também as áreas das novas mídias como por exemplo a animação em 3D”, explica a professora Rosana. 

Para conhecer mais sobre a técnica da cerâmica, confira o novo episódio da Hallceart Audiovisual, documentários de curta duração da Udesc Ceart que divulgam projetos e ações da universidade. 

Sobre a artista


Marina Takase é ceramista e trabalha com cerâmicas há aproximadamente 25 anos, quando se mudou para a Praia de Fora no município de Palhoça. O início da sua trajetória como artista começou participando de feiras de artesanatos e algumas exposições artísticas. Suas obras são baseadas em formas orgânicas e contam com movimentos curvilíneos, além de técnicas como Engobe.

Serviço


O QUE: Exposição “Um Toque de Fogo” de Marina Takase. Curadoria de Rosana Bortolin.
QUANDO: Abertura 14 de maio, às 17h. Visitação até 10 de julho, das 8h às 19h.
ONDE: Espaço expositivo Dora Dutra Bay - Hall da Reitoria da Udesc,  Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, Mariana Passuello, sob supervisão e edição da jornalista Laís Moser. 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h