Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/11/2018-18h57

Udesc realiza exposição de pintura com obras da artista catarinense Tercília dos Santos

"Eu pinto o mundo como eu vejo", afirma Tercíla dos Santos. Foto: Divulgação

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com Centro de Artes (Ceart) da instituição, inaugura nesta terça-feira, 20, a exposição “Os Jardins da Infância” de Tercília dos Santos. As obras da artista catarinense integram a programação da Semana da Consciência Negra, que será realizada de 20 a 29 de novembro. Esta é a quarta exposição artística que acontece neste ano no hall da reitoria da Udesc, que tem como objetivo utilizar o espaço aberto para trazer a comunidade externa até a universidade.

A abertura da exposição, que tem curadoria da professora Célia Maria Antonacci, está marcada para as 17h, com lançamento de catálogo de obras da artista. Em seguida, às 17h30, haverá a apresentação musical Samba das Yabás, com Tay Muller e Elaine Sallas. A exposição poderá ser visitada até 20 de dezembro.

As obras de Tercília dos Santos, expostas internacionalmente, saltam das telas através de sua grande diversidade de cores. O nome “Os Jardins da Infância” remete a lembranças da infância da artista, que trabalhou no meio rural até os seus 18 anos na sua cidade de origem, Piratuba, no Oeste de Santa Catarina. Em entrevista no Centro Integrado de Cultura (CIC), ela conta que começou a pintar depois de um sonho. Nele, Jesus Cristo era criança e lhe ensinava a desenhar: “E isso era um domingo. Na segunda-feira eu acordei, era artista. Comecei a pintar no mesmo dia. Fui comprar tinta, pincel, tela... no mesmo dia eu já pintei o meu primeiro quadro”.

No exterior, a exposição “Os Jardins da Infância” já esteve na Toscana, em Roma e Florença, na Itália, e também na Suíça. Tercília explica que inscreve as próprias obras nos editais: “Eu mando meus quadros. Surge a oportunidade e eu participo”. No Brasil, foi duas vezes premiada na Bienal de Arte Naïf de Piracicaba e suas obras já estiveram expostas na Casa Açoriana, no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis, entre diversos outros lugares. Sem formação acadêmica, ela é autodidata e participou de algumas oficinas no CIC para aprimorar os conhecimentos técnicos. “Quero que as pessoas valorizem a simplicidade. Cultivando a simplicidade ela fica mais espiritualizada, porque ela entra num mundo mais puro”.

Serviço:

O QUE: Exposição “Os Jardins da Infância”, de Tercília dos Santos.
QUANDO: Abertura em 20 de novembro, às 17h. Visitação até 20 de dezembro.
QUANTO: Aberto ao público e gratuito.
ONDE: Hall da Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc),  Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h