Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/08/2019-12h36

Udesc realiza lançamento de livro premiado sobre Artes Visuais nesta terça

 
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe Jessica Gogan, diretora do Instituto Mesa, e Luiz Guilherme Vergara, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), para o lançamento do livro “Domingos da Criação: uma coleção poética do experimental em arte e educação”, nesta terça, 6, das 14h às 16h. A obra foi desenvolvida por pesquisadores e teóricos das Artes Visuais e aborda assuntos recorrentes nas disciplinas de pós-graduação.

O livro foi premiado pelo Programa Rumos Itaú Cultural 2015-2016 e lançado no final de 2017. Elaborado com colaboração de Frederico Morais, a obra busca resgatar e revisar a história sobre arte e educação. A ideia de uma “coleção poética” tem origem na pesquisa de Frederico que revela que, para muitas pessoas, existe um “acervo poético” nos museus de arte para além dos objetos expostos, que inclui “o silêncio, o barulho, a brisa, a pedra, a vegetação”. 

Sobre os ministrantes


Jessica Gogan é curadora, educadora, diretora do Instituto Mesa e co-editora da Revista Mesa. Doutora em História da Arte pela Universidade de Pittsburgh nos EUA (2016), ela pesquisa e atua nas interfaces entre arte e sociedade com foco em arte, curadoria e educação. Em 2017, lançou a publicação “Domingos da criação: Uma coleta do experimental em arte e educação”. Atualmente é bolsista de pós-doutorado PNPD no Programa Pós-graduação em Estudos Contemporâneas das Artes da UFF e coordena o projeto Arte_Cuidado com Izabela Pucu. 

Luiz Guilherme Vergara é professor do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Já atuou como curador/diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) de 2005 a 2008 e entre 2013 e 2016. É co-editor da Revista Mesa e seus interesses de pesquisa concentram-se na interface entre arte, museus e sociedade. 

Serviço


O QUE: Lançamento do livro “Domingos da Criação: uma coleção poética do experimental em arte e educação”.
QUANDO: 6 de agosto, das 14 às 16h.
ONDE: Sala 20 PPGAV - Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h