Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/08/2018-19h28

Udesc realiza mesa-redonda sobre tipografia, editoras artesanais e patrimônio gráfico

O programa de extensão Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocução da cultura gráfica, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a mesa-redonda “Tipografia, Editoras Artesanais e Patrimônio Gráfico” nesta quinta-feira, 16, às 13h30. Em parceria com o acervo da Editora NoaNoa e a Biblioteca Cleber Teixeira, o evento realiza-se no Auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi do Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis.

Para a mesa redonda estarão presentes o designer gráfico Flávio Vignoli, de Minas Gerais, e a professora do curso de Conservação-Restauração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ana Utsch, que coordena a Rede Latinoamericana de Cultura Gráfica, com a participação de dez países latino-americanos. Como mediador do debate o professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Cristiano Moreira.

O debate tem como objetivo promover interlocuções entre instituições de preservação do patrimônio gráfico, como o Museu Vivo Memória Gráfica, de Belo Horizonte/MG, e editoras artesanais brasileiras.


Sobre o programa de extensão

O programa de extensão Entre Livros, Tipos e Desenho: interlocuções da cultura gráfica promove atividades que envolvem livros, tipografia e desenho como expressão cultural e artística. Com o olhar voltado para o cenário catarinense, o programa integra a universidade à comunidade, e a outras instituições parceiras e escolas.

Umas das ações desenvolvidas pelo programa é a organização de uma série de eventos voltados à comunidade referentes à produção gráfica da Editora NoaNoa e a tipografia no cenário catarinense como elementos da cultura gráfica brasileira. Essa ação busca a discussão sobre a cultura gráfica catarinense considerando os processos de elaboração, produção e interpretação de materiais gráficos, com especial foco na tipografia por tipos móveis.

Outra das ações é a “Biblioteca Cleber Teixeira e o livro em debate”, que se constitui por grupos de discussão sobre literatura e livros do acervo da Biblioteca Noa Noa, assim como visitas guiadas à Biblioteca. Com aproximadamente 8 mil livros, a biblioteca destaca publicações sobre: tipografia, artes visuais, poesia e literatura nacional e estrangeira.

Serviço:

O QUÊ: Mesa Redonda: Tipografia, editoras artesanais e patrimônio gráfico.
QUANDO: dia 16 de agosto, quinta-feira, às 13h30.
ONDE: Auditório do bloco amarelo, Udesc Ceart, Campus I, no Bairro Itacorubi. Av. Madre Benvenuta, 2007, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h