Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/04/2018-17h45

Udesc realiza minicurso sobre moda e arte em parceira com o Museu Victor Meirelles

Exemplo de estudo de traje italiano - por Victor Meirelles de Lima
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Museu Victor Meirelles promovem no mês de maio o minicurso gratuito “Aproximações históricas e ensaios sensíveis diante da Coleção Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles de Lima", com a professora Mara Rúbia Sant’Anna-Muller, docente do Departamento de Moda do Centro de Artes (Ceart).

O encontro é resultado do programa de extensão Saberes sensíveis: formação continuada e interação social, uma parceria entre o Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade (LabMaes), da Udesc Ceart, e o Museu Victor Meirelles. O projeto acontecerá ao longo de 2018 dividido em três etapas, sendo a primeira nos dias 02, 09 e 16 a se realizarem na sede provisória do Museu Victor Meirelles das 15h às 17h30.

O minicurso


Os três dias de aulas do minicurso são destinados a todos os interessados em arte e moda com especial foco para as obras de Victor Meirelles de Lima. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário online. O minicurso que tem como limite 40 pessoas dará certificado de conclusão àqueles que obtiverem 75% de presença.

Para dar seguimento a programação de atividades voltadas para o tema principal do minicurso, as aulas começarão no dia 2 de maio com a exibição da coleção de estudo de trajes, com um conjunto de pranchas produzidas por Victor Meirelles, denominado de Estudo de Trajes Italianos.

No dia 9, o foco será o mundo pictórico referente aos códigos de masculino e feminino nas pranchas produzidaspelo artista, com base em discussões sobre o estatuto da imagem e como é apreendido sentido na arte. No último dia, 16 de maio, será apresentado a tradição de formação artística e as continuidades no mundo contemporâneo, o objetivo será discutir os artistas do século 19, na Europa e no Brasil. Veja o programa completo de atividades aqui.

Atividades extendidas para segundo semestre


Além do minicurso oferecido em maio, o programa Saberes sensíveis: formação continuada e interação social  terá mais dois eventos no segundo semestre de 2018. Um deles será o evento “Caminhos do Contemporâneo” nos dias 21 a 23 de agosto, que acontece durante a Semana Victor Meirelles. O outro será um seminário sobre História da Moda e da Arte que acontecerá todas as segundas-feiras do mês de agosto a novembro. Todos os eventos acontecerão no Museu Victor Meirelles e são organizados pelo pelo museu e pela Udesc.

Serviço:

 

O QUÊ: Minicurso “Aproximações históricas e ensaios sensíveis diante da Coleção Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles de Lima”, com Profa. Dra. Mara Rúbio Sant’Anna-Muller.
QUANDO: 2, 9 e 16 de maio de 2018, das 15h às 17h30.
ONDE: Sede provisória do Museu Victor Meirelles - Rua Rafael Bandeira, N. 41, Centro de Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito com inscrição online. Preenchimento das vagas por ordem de inscrição. Certificação com 75% de presença.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
*Com informações cedidas pela Assessoria de Imprensa do Museu Victor Meirelles

galeria de imagens
  • Exemplo de estudo de traje italiano - por Victor Meirelles de Lima
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h