Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/02/2020-17h57

Udesc realiza minicurso sobre radiodocumentário e conferência com David Dunaway

Entre os dias 3 e 7 de março, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe o professor David King Dunaway da University of New Mexico (UNM), EUA, que realizará um minicurso sobre radiodocumentário histórico e uma conferência sobre o músico estadunidense Pete Seeger (1919 - 2014).

O professor Dunaway é um reconhecido pesquisador nas áreas de história oral e nas mídias sonoras e radiofônicas, estendendo seu conhecimento ao público ampliado justamente pelo uso destas formas de comunicação. Os resultados de sua pesquisa dialogam diretamente com as perspectivas de história pública e história do tempo presente em âmbito nacional e internacional.

Além das publicações impressas, vale destacar a premiada série de documentários de rádio, os programas “Escrevendo para o sudoeste”,  “Admiráveis Mundos Novos de Aldous Huxley” e “Across The Tracks: A Route 66 Story”, transmitidos pela National Public Radio (EUA), entre outras estações. 

Minicurso - "Radiodocumentário Histórico”

O minicurso ocorre de 3 a 7 de março no Laboratório de Imagem e Som (LIS), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed). Nos dias 3, 4 e 6 ocorre das 18h às 21h; e no dia 7, das 9h às 12h.

Serão abordados os temas da acústica e técnicas de gravação; planejamento e captação; roteiro e edição. O minicurso finaliza com a realização de um documentário sonoro, em formato de  podcast. Confira o cronograma completo no site do LIS

As inscrições estão abertas até às 12h do dia 28 de fevereiro pelo formulário online. O preenchimento das 10 vagas previstas será feito mediante seleção a partir da inscrição prévia dos interessados.

Conferência – “Pete Seeger 100 anos: O Chico Buarque das Américas”

No dia 5 de março, David Dunaway  ministrará a Conferência “Pete Seeger: 100 anos”, tematizada pela trajetória deste compositor e sua participação na defesa dos direitos civis nos Estados Unidos.

A conferência ocorre às 18h30 no auditório do bloco amarelo do Centro de Artes (Ceart), com entrada gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

A participação do convidado na Udesc deve-se a uma iniciativa de colaboração estre os programas de extensão “Guardar Canções: História, Memória e Acervos Musicais” (Udesc Faed) e “Radiofonias” (Udesc Ceart); e direção de Extensão da Udesc Ceart, com apoio do Laboratório de Imagem e Som (LIS – Udesc Faed), junto aos programas de Pós-Graduação em História (PPGH) e Música (PPGMus) da Udesc.

Serviço:

O QUE: Minicurso "Radiodocumentário Histórico”
QUANDO: De 3 a 7 de março de 2020. Nos dias 3, 4 e 6, das 18h às 21h; e no dia 7, das 9h às 12h.
ONDE: Laboratório de Imagem e Som (LIS), sala 08, Udesc Faed.
INSCRIÇÕES: Pelo formulário online.

O QUE: Conferência – “Pete Seeger 100 anos: O Chico Buarque das Américas”
QUANDO: 05 de março de 2020, às 18h30.
ONDE: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart. Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h