Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/06/2019-19h23

Udesc realiza neste sábado visita e oficina em exposição concebida para deficientes visuais

Exposição de Gabriel Bonfim transforma fotografias em peças 3D e táteis. Foto: Divulgação 
O projeto Família no Museu, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove nesse sábado, 29 de junho, uma visita à exposição “A arte de Gabriel Bonfim: de Fotografia à Tactography ™”. O evento ocorre no Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), no centro de Florianópolis, das 15h às 17h.

De forma gratuita, o projeto do Centro de Artes (Ceart) da Udesc reúne famílias com pessoas que possuem alguma deficiência para um encontro inclusivo e adaptado. Para participar basta realiza a inscrição pelo formulário online

A mostra, que faz parte da comemoração dos 40 anos do museu catarinense, revela uma técnica única utilizada por Bonfim, que transforma fotografias em imagens que podem ser percebidas pelo tato. Após a visitação será realizada uma oficina ministrada pela equipe do projeto Família no Museu, no próprio local.

A exposição Tactography™ fica em cartaz até 28 de julho, sendo composta por imagens em alto relevo produzidas a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador. A técnica tem origem em um grupo de estudo para deficientes visuais na Suíça, que com o método de impressão chamado estereolitografia, surgiu a “Tactography™”.

Sobre o artista Gabriel Bonfim

O paulistano Gabriel Bonfim já atuou como fotógrafo de moda e, na Suíça, fundou a Gabriel Bonfim Collection, juntamente com o entusiasta da arte e fotografia, Thomas Kurer.
Em outubro de 2016, teve a oportunidade de mostrar a Tactography™ pela primeira vez a um grande público no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, visitada por 2.570 pessoas em apenas 10 dias.

Sobre o Família no Museu

O Família no Museu é destinado às famílias que têm em seu meio pessoas com deficiência, interessadas por arte, cultura e entretenimento, buscando aproximar a família e o museu. A ação procura desenvolver mecanismos que instiguem a participação das famílias aos espaços dedicados à arte e cultura, como é o caso de vários espaços expositivos de Florianópolis.

A iniciativa é uma ação do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão e do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), ambos da Udesc.

Serviço:

O QUÊ: Família no Museu visita exposição Tactography™, de Gabriel Bonfim.
ONDE: Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), Palácio Cruz e Souza. Praça XV de Novembro, n. 227, Centro, Florianópolis/SC.
QUANDO: Dia 29 de junho, sábado, das 15h às 17h.
QUANTO: Participação gratuita mediante inscrição pelo formulário online.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h