Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes, Design e Moda

Notícia

07/11/2017-13h37

Udesc realiza oficina de danças da Renascença nesta semana

 
A oficina de dança será realizada pelo professor Mário Orlando Guimarães, da UFF - Foto: Divulgação
Nesta semana, de 9 a 12 de novembro, será realizada no Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) a oficina de danças da Renascença, organizada pelo programa de extensão Flauta Doce: Performance e Formação.

A atividade, com duração de quatro dias, será realizada pelo professor Mário Orlando Guimarães, da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro.

O evento é gratuito, aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas no local, no horário de início da atividade. A oficina ocorrerá com o seguinte cronograma:

  • 9 a 11 de novembro | 17h30 às 20h30 – Oficina no Hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart e Espaço Cênico 1
  • 12 de novembro | 10h às 13h – Oficina no Espaço Cênico 1
  • 12 de novembro | 18h30 às 19h30 – Apresentação “Música e Dança na época de Shakespeare” no Espaço Cênico 1
A oficina trabalhará os repertórios de flauta doce da época do Renascimento, sendo que as coreografias realizadas na atividade estão contidas em tratados de danças da Renascença.

Os integrantes da Aulos, Núcleo de Flautas Doce da Udesc, participarão do evento interpretando as músicas da época. Neste ano, os participantes conhecerão as danças da corte de Elisabeth I, mecenas de William Shakespeare.

Juntamente ao programa de danças da Inglaterra de Shakespeare, realizado pelo Aulos, a oficina apresentará sonetos do mesmo autor, representados por alunos do Departamento de Artes Cênicas da Udesc, sob orientação do professor do Departamento de Música (DMU), violinista e ator, Fernando Bresolin.

A oficina terminará com a apresentação “Música e Dança na época de Shakespeare”, aberta ao público e realizada pelos participantes na Udesc Ceart. Para a apresentação das danças e sonetos, o Aulos utilizará réplicas de flautas usadas no período renascentista.

As versões originais desses instrumentos, de origem alemã segundo historiadores, estão no Museu de História da Arte de Viena.

As cópias foram produzidas pela holandesa Adriana Breukink e pertencem ao Laboratório de Instrumentos Históricos da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela professora Mônicas Lucas, que emprestou o instrumento como parte do convênio firmado entre a Udesc e a USP para o projeto de pesquisa “Músicos, Música e Instrumentos: investigação da performance na música histórica e na música popular tradicional” e para o programa de extensão Flauta Doce. Ambos são coordenados pela professora Valéria Fuser Bittar.

Sobre o ministrante

Mário Orlando Guimarães é músico e dançarino e o único especialista neste gênero de dança e música em todo o país. Atua como musicista (viola da gamba) e como dançarino no Grupo de Música Antiga da UFF. Mário é licenciado em Matemática pela UFRJ. Estudou viola da gamba com Judith Davidoff no Sarah Lawrence College, em Nova Yor, Estados Unidos, onde concluiu o mestrado em Música Medieval e Renascentista.

Em 1996 estudou no Conservatório Nacional Superior de Música de Lyon, França, sob orientação de Marianne Müller. Integra vários grupos de Música Antiga no Rio de Janeiro e leciona viola da gamba e dança renascentista nos Festivais de Música Antiga de Recife, Olinda e Fortaleza e também na Aulos - Mostra Internacional de Flauta Doce: Performance e Didática.

Serviço

O QUÊ: Oficina de Dança da Renascença.
QUANDO:
09 a 11 de novembro | 17h30 às 20h30 – Oficina no Hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart e Espaço Cênico 1
12 de novembro | 10h às 13h – Oficina no Espaço Cênico 1
12 de novembro | 18h30 às 19h30 – Apresentação “Música e Dança na época de Shakespeare” no Espaço Cênico 1
ONDE: Centro de Artes da Udesc, Av. Madre Benvenuta, nº 1907, Itacorubi.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h