Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/11/2019-13h38

Udesc realiza oficina e lançamento de livro sobre processos de criação em intermídia

Ricardo Aleixo. Foto: Rafael Motta
Nos dias 26, 27 e 28 de novembro acontece a “Teia Radiofônica”, do programa de extensão Radiofonias, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento é uma edição especial para o Mês da Consciência Negra, e contará com uma oficina, performance e lançamento do livro “Pesado Demais para a Ventania”, de Ricardo Aleixo.

Para participar da oficina, preencha a ficha de inscrição e envie para radiofonias.udesc@gmail.com entre os dias 8 e 19 de novembro. A lista com os 25 participantes selecionados será divulgada por e-mail e no site da Udesc Ceart até o dia 21 de novembro.

A performance do músico, compositor e pesquisador Ricardo Aleixo seguida do lançamento do livro “Pesado demais para a ventania” (Ed. Todavia, 2018) acontecerá no dia 26 de novembro, às 19h, no Espaço 1 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart.

A oficina, que acontece nos dias 27 e 28, será coordenada por Aleixo e tem como ponto de partida os poemas que integram seu livro mais recente. Através de exercícios individuais e coletivos, explanações teóricas e conversas informais, Aleixo apresentará ao grupo de participantes os fundamentos do método de criação de “poesia em performance” (Voco – Coro de Vozes Comuns) que vem desenvolvendo há 25 anos: trata-se, segundo o artista mineiro, da utilização de procedimentos técnicos e formais inspirados tanto nas poéticas experimentais dos séculos 20 e 21 quanto nos modos performativos de diversas culturas africanas, afro-diaspóricas e ameríndias.

Recomenda-se o uso de roupa confortável para a prática de exercícios vocais e corporais (ter disponibilidade para o trabalho vocal e corporal), além de levar um celular com máquina fotográfica, filmadora e gravador de áudio, um caderno comum (com espaço suficiente para anotações, desenhos, observações) e três canetas esferográficas nas cores preto, azul e vermelho.

Sobre Ricardo Aleixo

Ricardo Aleixo, mineiro de 1960, vive em Belo Horizonte. Artista e pesquisador intermídia, desenvolve projetos criativos que se situam na confluência da poesia (escrita, cantada, falada), das artes visuais, do teatro, da performance e da dança. É autor de 11 livros, dentre os quais o mais recente é a antologia poética “Pesado demais para a ventania” (Ed. Todavia, 2018). Como solista ou integrante da Companhia SeráQuê, de dança, ou da Sociedade Lira Eletrônica Black Maria, já se apresentou nos seguintes países: Argentina, Portugal, Alemanha, México, França, EUA, Espanha e Suíça. Trabalha atualmente na organização de um livro de ensaios sobre a arte da performance e na reativação da revista “Roda – Arte e Cultura do Atlântico Negro”.

Sobre o projeto Radiofonias

O Radiofonias é um programa de extensão da Udesc Ceart que propõe um espaço de experimentação, veiculação e arquivos de invenções sobre voz, arte sonora, música experimental, silêncios incidentais e proposições sonoras intencionais para escutas expandidas.

A equipe central de realização do Radiofonias é composta pelos professores da Udesc Ceart: Daiane Dordete (Artes Cênicas), Guilherme Sauerbronn (Música) e Raquel Stolf (Artes Visuais), coordenadora do programa em 2018/2019. A equipe de 2019 é composta pelo bolsista Carlos Filho (Artes Visuais) e pelos colaboradores Carolina Moraes, Daniel Leão, Djuly Gava, Fran Favero, Manuela Valls, Mariana Berta, Matheus Abel, Marcio Fontoura, Marcos Gorgatti, Priscila Costa Oliveira, Rachel Lima e Rodo Ramos. Radiofonias conta com o apoio do Laboratório de Som e Tecnologia do Departamento de Música, do Laboratório de Pós-Produção (LabPPGMUS), do Laboratório Integrado Multimídia (LIM) e da Sala de leitura | Sala de escuta do Departamento de Artes Visuais, além da parceria com a Rádio Udesc Florianópolis.

Serviço:

O QUE: Performance e lançamento do livro “Pesado demais para a ventania - Processos de criação em intermídia”, com Ricardo Aleixo.
QUANDO: 26 de novembro, às 19h.
ONDE: Espaço 1 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart – Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.
+
O QUE: Oficina sobre processos de criação em intermídia, com Ricardo Aleixo.
QUANDO: 27 e 28 de novembro, das 18h às 22h.
ONDE: Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart – Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. Inscrições por meio da ficha de inscrição a ser enviada ao e-mail radiofonias.udesc@gmail.com de 8 a 19 de novembro (25 vagas disponíveis).

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h